Linguística Aplicada e decolonialidade

Uma introdução à decolonialidade

Estruturas de poder invertidas

Este vídeo aborda sucintamente a decolonialidade, de modo que nós, latinoamericanos, possamos falar e expressar-nos dentro das estruturas de poder, moldando nossas concepções e modos de conceber a linguagem e a produção epistemológica. Reflexões em torno das atitudes decoloniais bem como as indignidades e frustações diante do colonialismo, exploração e dominação europeia sobre o continente americano são postas em aberto, com a
expectativa de que o telespectador cogite e pondere sobre seu papel dentro da
sociedade latinoamericana.

A abordagem em torno da contestação da
produção de conhecimento e das subjetividades visa a análise do poder que a
própria linguagem tem em função das relações de poder, apresentando
ferramentas bastante úteis de linguagem como a translinguagem, com o
objetivo de nos decolonizar.

Diante de uma perspectiva histórica, são expostas
ao longo da exibição a colonialidade e o modernismo como faces opostas de
uma mesma moeda, e como tais aspectos deserdaram e silenciaram as demais
vozes não europeias, traçando os mitos das “verdades universais”.

Texto e Vídeo de Allan Patrick Garcia de Assis Correa. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).

Sobre Marianna Cardoso Reis Merlo

Este blog compartilha recursos e conhecimentos elaborados pelos alunos do curso de Letras-Inglês da UFES em suas atividades de extensão. O blog é administrado pela Prof. Marianna Merlo, docente do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, a Prof. Marianna se dedica a pesquisas na área de Linguística Aplicada, mais especificamente sobre os seguintes temas: autoetnografias, formação de educadores, desenvolvimento de material didático e educação de língua inglesa para/com crianças. Seu currículo pode ser acessado em: http://lattes.cnpq.br/0414596374411348
Esta entrada foi publicada em For students, For teachers e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *