O Letramento Visual é a capacidade que temos de visualizar, interpretar e criar imagens. Na sala de aula de línguas estrangeiras, o Letramento Visual é de extrema importância, porque permite que os professores utilizem textos multimodais – textos que vão além de “somente” palavras – para ajudar no ensino e aprendizado de línguas dos estudantes. Existem várias formas de usar o Letramento Visual em sala, seja com tirinhas, filmes, músicas e até mesmo memes!
Para entender um pouco mais sobre isso, veja as imagens abaixo:
Texto e imagens de Ana Clara S. de Santana, Clarice Mureb e Ester Guastti. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).
Sobre Marianna Cardoso Reis Merlo
Este blog compartilha recursos e conhecimentos elaborados pelos alunos do curso de Letras-Inglês da UFES em suas atividades de extensão.
O blog é administrado pela Prof. Marianna Merlo, docente do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, a Prof. Marianna se dedica a pesquisas na área de Linguística Aplicada, mais especificamente sobre os seguintes temas: autoetnografias, formação de educadores, desenvolvimento de material didático e educação de língua inglesa para/com crianças. Seu currículo pode ser acessado em: http://lattes.cnpq.br/0414596374411348