Ética na publicação de artigos científicos: quem são os autores?

Uma questão sempre presente da pesquisa científica é: quem são os autores do trabalho e quem apenas proveu auxílio? Quem merece – ou deve – estar com o nome no trabalho como co-autor?

Segundo as diretrizes do periódico Medicine Science in Sports Exercise, os autores são aqueles que participaram de ao menos 2 das seguintes etapas do trabalho:

– participação significante da escrita do manuscrito;
– revisão significante do manuscrito;
– participação no delineamento da pesquisa;
– participação na aquisição de dados;
– análise e interpretação dos dados;
– proveu conhecimentos de estatística para o estudo.

Infelizmente os revisores e o editor dos periódicos não podem atestar que estas diretrizes foram de fato seguidas pelos autores, de qualquer forma, cabe o bom senso e a honestidade dos pesquisadores. Em um meio onde publicação é moeda corrente, é muito freqüente a troca de favores, de forma a busca o maior número de publicações possíveis no currículo sem o devido envolvimento na pesquisa.

Quem trabalha de forma séria e honesta sabe o custo de se obter dados fidedignos e confiáveis. Estes só são possíveis através de diversos experimentos (e não apenas 1 experimento com um n de X). Muitas vezes a decepção se faz presente ao assistir a falta de ética no meio acadêmico e científico. Mas se essa falta de ética está presente em todos os setores de nossa sociedade – infelizmente – era mesmo de se esperar que em nosso meio também estivesse.

Nos resta tentar ensinar nossos alunos, desde o mais cedo possível, o valor do trabalho sério, da ética e da honestidade para que assim, quem sabe um dia, possamos confiar mais na informação científica que nos é disponibilizada.

Sobre Lucas Guimarães Ferreira

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Esta entrada foi publicada em ciência, ética, opinião, pesquisa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.