Uma questão sempre presente da pesquisa científica é: quem são os autores do trabalho e quem apenas proveu auxílio? Quem merece – ou deve – estar com o nome no trabalho como co-autor?
Segundo as diretrizes do periódico Medicine Science in Sports Exercise, os autores são aqueles que participaram de ao menos 2 das seguintes etapas do trabalho:
– participação significante da escrita do manuscrito;
– revisão significante do manuscrito;
– participação no delineamento da pesquisa;
– participação na aquisição de dados;
– análise e interpretação dos dados;
– proveu conhecimentos de estatística para o estudo.
Infelizmente os revisores e o editor dos periódicos não podem atestar que estas diretrizes foram de fato seguidas pelos autores, de qualquer forma, cabe o bom senso e a honestidade dos pesquisadores. Em um meio onde publicação é moeda corrente, é muito freqüente a troca de favores, de forma a busca o maior número de publicações possíveis no currículo sem o devido envolvimento na pesquisa.
Quem trabalha de forma séria e honesta sabe o custo de se obter dados fidedignos e confiáveis. Estes só são possíveis através de diversos experimentos (e não apenas 1 experimento com um n de X). Muitas vezes a decepção se faz presente ao assistir a falta de ética no meio acadêmico e científico. Mas se essa falta de ética está presente em todos os setores de nossa sociedade – infelizmente – era mesmo de se esperar que em nosso meio também estivesse.
Nos resta tentar ensinar nossos alunos, desde o mais cedo possível, o valor do trabalho sério, da ética e da honestidade para que assim, quem sabe um dia, possamos confiar mais na informação científica que nos é disponibilizada.