Grupo de Pesquisa em Biologia Experimental e Exercício

No segundo semestre de 2010 foi criado, no Centro de Educação Física e Desportos, o Grupo de Pesquisa em Biologia Experimental e Exercício, certificado pela UFES e cadastrado no diretório de grupos de pesquisa da Cnpq.

Objetivos do Grupo: Realizar estudos acerca dos aspectos funcionais, morfológicos e celulares da remodelação cardíaca e suas interações com o músculo esquelético. Este grupo visa identificar os mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos, e, posteriormente a influência do exercício na prevenção e/ou atenuação dos danos cardíacos e alterações músculo-esqueléticas. São utilizados modelos experimentais de obesidade, exposição ao fumo e treinamento físico, dentre outros.

Linhas de Pesquisa:

Estudos dos aspectos morfofuncionais e moleculares da remodelação cardíaca: Estudar os aspectos funcionais, morfológicos e moleculares da remodelação cardíaca nos modelos experimentais de obesidade, exposição à fumaça de cigarro e treinamento físico.

Bases moleculares da plasticidade muscular: Investigar o efeito de nutrientes (aminoácidos e seus metabólitos, ácidos graxos, etc…) e do exercício físico sobre vias de síntese e degradação protéicas, estresse oxidativo, função neuromuscular e morfologia muscular-esquelética. Para tanto, utilizamos modelos experimentais de atrofia muscular, tais como a desnervação isquiática, tratamento com dexametasona, exposição ao fumo, distrofia muscular, dentre outros.

O grupo conta com a participação de professores do CEFD/UFES, com colaboração de professores do Centro de Ciências da Saúde da UFES e de outras universidades como UNESP, UNIFESP e USP.

Alguns projetos de pesquisa estão sendo registrados e tendo início. No ano de 2011 terão início as reuniões periódicas do grupo, com o intuito de discutir resultados, elaborar pesquisas e discutir publicações de interesse, agrupando professores e alunos de pós-graduação e graduação.

O Centro de Educação Física da UFES que sempre teve muita tradição em estudos de aspectos pedagógicos da Educação Física agora conta com um grupo de pesquisa estruturado, de forma a contribuir com a pesquisa no campo biológico da Educação Física e Esporte.

Sobre Lucas Guimarães Ferreira

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.