Física A – EARTE – Semanas 8.

Semana 8 – Aula Síncrona 1
Terça Feira dia 27 de Outubro, 18h – 19:30h será realizada a Avaliação Síncrona 2 (A2). Neste mesmo dia será dado início aos estudos de Colisões, entre às 19:45h e 21h. A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Nesta aula faremos o estudo inicial de Colisões. Abordaremos Impulso, Colisões Perfeitamente Inelásticas e Elásticas. Faremos exemplos e relacionaremos o que será exposto com o mundo real.

Semana 8 – Aula Síncrona 2 – Quinta-Feira dia 29 de Outubro de 2020; A aula ocorrerá às 19:30h pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o e-mail dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema das aulas: Começaremos o estudo de Sistemas de Partículas e Centro de Massa. Também estudaremos colisões no referencial do Centro de Massa.

Leitura relacionada a aula: Esse conteúdo é bastante consolidado em todas as bibliografias do Plano de Ensino. Sua exposição é feita geralmente junto do capítulo de Conservação da Quantidade de Movimento.
Qualquer leitura é bem vinda, quem não tiver um livro favorito pode acessar os links abaixo.

1. Se você não sabe nem começar, tente esse link aqui, é para o nível de ensino médio. Mas saiba que ele não é suficiente, é apenas uma preparação.
  2. O material a seguir é de nível superior, veja no link, e está mais próximo do que faremos em colisões. Não há necessidade de se preocupar com colisões bidimensionais ainda.
  3. Material sobre Centro de Massa, veja no link.

Lista de Exercícios Sugeridos:
Colisões: Toda a lista está no Cap 6 do Livro Física 1 – Resnick*Halliday*Krane 5ed.: Multipla Escolha 1,2,3, 4 e 5. Questões: 3, 4, 9. Exercícios: 1, 4, 7,19, 20, 23,24,29. Link para Leitura Adicional relacionada aos exercícios, veja aqui. Não há necessidade de entregar, mas é bom fazer, nossas avaliações são inspiradas nesses exercícios.

Exercícios de preparação e fixação: Os enunciados serão postados diretamente no Google Class Room. Semana 8 – Preparação 1, Preparação 2, Fixação.

Teste ou Trabalho: Não há para esse tema.

Materiais gerados para aulas síncronas:
Slides sobre colisões unidimensionais. Slides sobre Centro de Massa e colisões no referencial centro de massa de colisões. Slides sobre tópicos adicionais em colisões.

Conteúdo complementar:

• Experimento com pêndulo balístico usando uma arma real. Está ai um ótimo problema real para ser resolvido.
  • Vídeo aula introdutória sobre Centro de Massa.

Para estudar se divertindo:

Esse é um conteúdo totalmente aberto. Então não há desculpas para não consumir.

No vídeo um professor de Física Alemão explica o Hóquei no gelo. Existe uma brutal simplificação de algumas contas, não sei dizer se é obra da tradutora ou do próprio professor que simplifica para o público. Isso importa pouco, pois o vídeo é divertido, ilustrativo e educativo.