Física A – EARTE – Semanas 10.

Semana 10 – Aula Síncrona 1 Terça Feira dia 10 de Novembro, 19h. A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Sistemas com muitas partículas, abordagem para sistemas discretos usando centro de massa.

Semana 10 – Aula Síncrona 2 Terça Feira dia 12 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Exemplos de como calcular a posição do centro de massa para arranjos mais complexos.

Leitura relacionada a aula: Esse conteúdo é bastante consolidado em todas as bibliografias do Plano de Ensino. Sua exposição é feita geralmente junto do capítulo de Conservação da Quantidade de Movimento. Menos no livro do Tipler e Mosca que faz a parte específica do Centro de Massa no capítulo de Aplicações das Leis de Newton.
Qualquer leitura é bem vinda, quem não tiver um livro favorito pode acessar os links abaixo.

1. Se você não sabe nem começar, tente esse link aqui, é para o nível de ensino médio. Mas saiba que ele não é suficiente, é apenas uma preparação.
  2. Material sobre Centro de Massa, veja no link.
  3. Material sobre Sistemas de Partículas, veja no link.

Lista de Exercícios Sugeridos:
Colisões: Toda a lista está no Cap 7 do Livro Física 1 – Resnick*Halliday*Krane 5ed.: Multipla Escolha 1,2,4, 7, 9, 11 e 12. Questões: 2, 4, 7, 10, 12*, 13. Exercícios: 1, 2, 3, 7,13, 16, 18. Problemas: 1, 3, 4. Link para Leitura Adicional relacionada aos exercícios, veja aqui. Não há necessidade de entregar, mas é bom fazer, nossas avaliações são inspiradas nesses exercícios.

Exercícios de preparação e fixação: Os enunciados serão postados diretamente no Google Class Room. Semana 10 – Preparação 1, Preparação 2, Fixação.

Materiais gerados para aulas síncronas:
Slides sobre sistemas de Partículas discretos. Slides sobre Centro de Massa em sistemas com distribuição contínua de massa.

Conteúdo complementar:

• Vídeo aulas com Exemplos de Problemas Envolvendo a Posição do Centro de Massa.

Para estudar se divertindo:

Esse é um conteúdo totalmente aberto. Então não há desculpas para não consumir.

O que o Coyote possivelmente é o maior cientista dos Desenhos Animados, para infelicidade dele, o poder do protagonismo é maior que o da ciência….

Coyote (Carnivorous Vulgaris)

A animação acima mostra exatamente a situação da Questão 12( ela tem um asterisco na lista acima).

Qual a veracidade do que vemos na animação? Estaria o Coyote certo novamente?

Esse sistema de propulsão já foi alvo de muita discussão, e sua ciência é acessível mesmo para alunos de Ensino Médio, já que foi uma questão apresentada no ENEM 2018.

Vez ou outra é alvo de elaboradas explicações …