Física A – EARTE – Semanas 11 até 13

Semana 11 – Aula Síncrona 1 Terça Feira dia 17 de Novembro, 19h. A aula será realizada a Avaliação A3. Temas compreendidos entre colisões e sistemas contrínuos de partículas.

Semana 11 – Aula Síncrona 2 Quinta Feira dia 19 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Trataremos da estática de corpos rígidos, com destaque para alavancas. Trata-se de um conteúdo simples mas achei prudente dar destaque a ele pela sua pegada conceitual forte.

Semana 12 – Aula Síncrona 1 Terça Feira dia 24 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Trataremos da cinemática de rotacional.

Semana 12 – Aula Síncrona 2 Quinta Feira dia 26 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Trataremos de dinâmica rotacional.

Semana 13 – Aula Síncrona 1 Terça Feira dia 01 de Dezembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Aula adicional apenas com exercícios envolvendo rotacões.

Semana 13 – Aula Síncrona 2 Terça Feira dia 03 de Dezembro, 19h; A aula será realizada a Avaliação A4. Temas compreendidos entre Estática de Corpos Rígidos e Dinâmica Rotacional.

Leitura relacionada a aula: A parte de Estática consta em livros de ensino fundamental e médio. Nos livros de ensino superior geralmente tudo se resume a uma seção dedicada a estática. Então a leitura dos links e dos slides deve ser suficiente. Quem desejar, há uma seção de um livro texto sobre Rotação no Equilíbrio (que é a Estática). As partes de Cinemática e Dinâmica Rotacional são absolutamente consolidadas na maioria dos livros de Mecânica Elementar do Ensino Superior, escolha seu livro favorito e boa leitura. Nós seguiremos o livro do Física vol1 do Resnick * Halliday * Krane 5ª Ed.

1. Material de Ensino superior sobre Estática de Corpos Rígidos, veja aqui.
  2. Material de Ensino médio sobre Estática, veja aqui.
  3. Material de Ensino médio sobre Alavancas, veja aqui.
  4. Material de Ensino fundamental sobre Alavancas, veja aqui.
  5. Material de Cinemática e Dinâmica Rotacional, veja um resumo aqui.
  6. Material de Específico de cinemática rotacional, veja aqui.
  7. Material de Específico de dinâmica dinâmica, veja aqui.

Lista de Exercícios Sugeridos:
Todos os exercícios são do Livro Física vol1 do Resnick * Halliday * Krane 5ª Ed.
Estática de Corpos Extensos: Revisite os Problemas Resolvidos do 9.6, 9.7 e 9.8. Faça os Exercícios: 22, 23, 25, 27 e 29 (muito bom exercício).
Cinemática Roacional: Multipla Escolha: 2, 4, 5, 7. Questões: 2, 5, 12, 14. Exercícios: 2, 3, 4, 9 (o mais legal), 13, 14, 17, 18. Problemas: 2.
Dinâmica Rotacional: Multipla Escolha: 8. Questões: 4, 8, 16, 24,35. Exercícios: 19, 34

Exercícios de preparação e fixação: Os enunciados serão postados diretamente no Google Class Room. Semana 11 até 13 – Preparação 1, Preparação 2, Fixação.

Materiais gerados para aulas síncronas:
Slides sobre Estática de Corpos Rígidos e Alavancas. Slides sobre Cinemática Rotacional. Slides sobre Dinâmica Rotacional. Slides de Exercícios..

Conteúdo complementar:

A utilização adequada das marchas de um automóvel ( e outros veículos com motor a combustão ou não) é um exemplo de aplicação dessa ciência.

Para estudar se divertindo:
Algumas ilusões de ótica podem ser criadas usando a cinemática rotacional de alguma forma engenhosa. Existe toda sorte de pequenos truques, alguns são vistos apenas usando câmeras mas outros pode ser observados ao vivo.

O motorista deveria se preocupar?

Um bom resumo sobre o assunto pode ser encontrado aqui.