Ufes possui 80 pedidos de patentes depositados no INPI

Compartilhe:

A Ufes possui, atualmente, 80 pedidos de patentes depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo que seis foram solicitados por grupos formados apenas por pesquisadoras da Ufes.

Só não há mulheres em 16 grupos de pesquisa, ou seja, 58 deles são formados por ambos os sexos. Ao todo, 200 pesquisadores, entre docentes da Ufes e seus parceiros de outras instituições, têm pedidos de patentes registrados no INPI, sendo 115 homens e 85 mulheres. As áreas de conhecimento com o maior número de solicitações são Biotecnologia, com 30; Química, 12; e Química/Petróleo/Ceunes, 8.

De acordo com o professor Antônio Alberto Fernandes, diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init), órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Universidade e quem encaminha os pedidos de patentes ao INPI, algumas solicitações são tramitadas em sigilo. No Brasil, o registro de patentes é um processo lento, que demora de 10 a 14 anos. Segundo Fernandes, isso se deve ao fato de o examinador brasileiro ter um grande número de pedidos para serem analisados. Conheça os seis pedidos só de grupos de inventoras encaminhados ao INPI.

Patentes

Floculação de leveduras

Trata-se de um processo de floculação de leveduras não-floculantes em cultura usando canavalia ensiformis. Relaciona-se, entre outros, com o setor industrial de produção de bebidas alcoólicas, tais como alambiques, vinícolas, cervejarias e indústrias de produção de etanol, além do setor de energia em geral. Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (CCS)

Esponja polimérica

Processo de imobilização de levedura Saccharomyces Cerevisiae pela utilização de biopolímeros de quitosana, carboximeticelulose e alginato de sódio. Compreende, ainda, a esponja polimérica obtida a partir desse processo. Relaciona-se com o setor industrial de produção de etanol e bebidas alcoólicas, além do setor de energia em geral. Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (CCS)

Jogos de educação para idosos

Aplicação de uma tecnologia para a promoção do envelhecimento saudável visando a todas as necessidades do idoso e não apenas a doença. Os jogos podem ser também aplicados na população em geral com a finalidade de educação precoce para o envelhecimento saudável. Departamento de Enfermagem (CCS)

Tratamento de águas residuais

A invenção consiste num processo para tratamentos de águas residuais da indústria têxtil. A tecnologia também pode ser aplicada por qualquer empresa do segmento de tratamento de efluentes ou chorume. Departamento de Química (CCE)

Jogo para fixação dos estudos

Trata-se de um processo estudantil que, por intermédio do jogo de tabuleiro humano, será utilizado como ferramenta fundamental de fixação e ampliação de conhecimentos de diferentes temáticas teóricas, possibilitando que o usuário/aluno consiga, através de um jogo, desenvolver o conhecimento frente ao conteúdo da disciplina proposta com maior facilidade e de forma descontraída. Departamento de Enfermagem (CCS)

Remoção de metais

Trata-se de uma nova rota de remoção de metais em água empregando um processo de extração assistido por ondas ultrassônicas (US) de baixa frequência, na faixa de 25 a 130 kHz, 20% a 100% de amplitude, associadas ao uso de um adsorvente (cerâmica porosa) visando à redução da concentração dos metais na água e, consequentemente, à redução de impactos ambientais. Departamento de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde/Ceunes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*