O que é o ENEARTE ?

O que é o ENEARTE?

O Encontro Nacional dos Estudantes de Artes – ENEARTE é um evento itinerante realizado desde 1988, de cunho científico, político, acadêmico e cultural. Constituído por estudantes de Licenciatura e/ou Bacharelado das diversas áreas de Artes, em todo o país. Tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre a Arte e a sociedade, e apresenta-se como um espaço de intercâmbio cultural.

A troca de experiências e a divulgação de trabalhos científicos dos alunos de artes de todo o país são sempre privilegiadas neste encontro, pois, assim, objetiva-se também o fortalecimento e o reconhecimento dos cursos nas universidades e a valorização da arte como campo de pesquisa e conhecimento científico. Essa é uma das razões pelas quais este encontro visa construir um diversificado painel da produção artística-acadêmica em âmbito nacional.

Ao que se propõe?

O encontro visa trazer a tona as discussões acadêmicas relativas ou não as artes; criar visibilidade para os resultados das produções culturais e artísticas estudantis de todo país, no qual o estudante vem se posicionando de maneira ativa enquanto artista, pesquisador e cidadão.

Para tanto, há a necessidade da realização de eventos que promovam a interação entre esses estudantes; assim como o levantamento de dados sobre a formação e a produção artística nacional e a sua consolidação no mercado profissional da arte, tanto no que se refere as licenciaturas, como aos cursos de bacharelado.

O ENEARTE VIX 2013 tem como intenção ampliar a expressão, a convergência, o diálogo e a interação de novos conceitos, sanar dúvidas, derrubar tabus, conectar circuitos, partilhar conhecimentos, vivenciar experiências, reunir informações, superar limites, agregar valores, ampliar tecnologias, unir pessoas entre outras interações de novos conceitos.

ENEARTES Anteriores

O primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Artes – ENEARTE ocorreu em 1988 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo a participação de cerca de 1200 estudantes. Devido a problemas estruturais, o 2º ENEARTE ocorreu somente sete anos depois na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, tendo então sequência até 2002 em diferentes universidades do país. Em 2003 o ENEARTE não aconteceu, porém em 2004, visando a continuidade do Encontro a Universidade Federal de Minas Gerais realizou o 8º ENEARTE. Daí em diante retomou-se a periodicidade dos encontros.

• 5º ENEARTE “Arte pra que ?” Campinas. SP, 1999, UNICAMP

• 6º ENEARTE “Arte – Agente de transformação do homem” São Luiz. MA, 2001, UFMA

• 7º ENEARTE “Arte em ação” São Carlos. SP, 2002, UFSCAR

• 8º ENEARTE “Convivendo com arte e ética” Belo Horizonte. MG, 2004, UFMG

• 9º ENEARTE “Arte S.A pela valorização da Arte”. Aracaju. SE, 2005, UFSE.

• 10º ENEARTE “Popular e Erudito: Desmistificando Conceitos” São Luís. MA, 2006, UFMA.

• 11º ENEARTE “Entre o poéticos e o explicito: discutindo preconceitos” Rio de Janeiro. RJ, 2007,UFRJ.

• 12º ENEARTE “Múltiplas intervenções artísticas: arte e cidade na cena contemporânea.” Belém. PA, 2008, UFPA.

• 13º ENEARTE “Atitude Artística” Salvador. BA, 2009, UFBA.

• 14º ENEARTE “Um Olhar transgressor: Das origens a Atualidade” Ouro Preto. MG, 2010, UFOP

• 15º ENEARTE “Caldeirão de Identidades” Natal. RN, 2011, UFRN

• 16º N ARTE Rio 2012 “Território do Íntimo, Matéria do Coletivo” Rio de Janeiro, 2012, UERJ