Economistas do Instituto Jones apresentam estudo no Conjuntura

Por Mariana Mischiatti

Na última sexta-feira (12), o Grupo de Conjuntura recebeu um time de economistas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJNS) para uma apresentação preliminar de um estudo em desenvolvimento pelo Instituto. O estudo trata da elaboração de uma Tabela de Recursos e Usos (TRU) e uma Matriz de Insumo Produto (MIP) de 2015 para o estado do Espírito Santo. O time do Jones apresentou os procedimentos metodológicos de construção dessas duas ferramentas.

De acordo com a propostas, a TRU proporciona o cálcular do PIB por três óticas, sendo o primeiro passo para a construção de uma matriz de insumo e produto e também é o primeiro passo para a elaboração da MIP. Com ele, é possível identificar o efeito multiplicador dos insumos chaves, que interferem em toda a cadeia produtiva.

É um trabalho que foi iniciado em janeiro de 2018, e utilizam dados de 2015 pois tem o interesse de fornecer dados mais recentes possíveis. Sendo a primeira etapa do projeto um curso de capacitação, metodologia que pudesse transmitir a estrutura regional. Tem-se previsão de conclusão no final do mês de abril e a publicação está prevista para o final do mês de maio.