Intercom Sudeste 2019 divulga programação geral e lista de obras do Publicom

A programação geral do Intercom Sudeste 2019 e a lista de obras a serem apresentadas no Publicom já estão disponíveis. Clique aqui para acessar.

A partir das 8 horas do dia 3 de junho, tem início o credenciamento para o evento, no Teatro Universitário. Às 14 horas, haverá a Conferência Internacional de Pesquisas em Sonoridades (Cips). Na noite do dia 3 de junho, às 19 horas, o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Giovandro Marcus Ferreira, fará a abertura do Intercom Sudeste 2019, falando sobre o tema do evento: “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. Logo após, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Murilo César Ramos profere a conferência “Redes sociais e ameaças à democracia”, mediada pelo diretor da Regional Sudeste da Intercom, Felipe Pena.

Na manhã do dia 4 de junho, a programação conta com um painel sobre “O papel dos observatórios de mídia em defesa da democracia”, que terá a participação da pesquisadora Inesita Araújo, do Observatório Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do professor Edgard Rebouças, coordenador do Observatório da Mídia da Ufes. A mediação será do professor Rafael Bellan, também integrante do Observatório da Ufes.

Ainda no segundo dia de evento, às 14 horas, o Ensicom debate sobre as diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda, com a presença do vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, e mediação da professora Iluska Coutinho. A pesquisa e produção acadêmica dos cursos de Comunicação Social serão tema de uma mesa-redonda, às 16 horas, com representantes de instituições de ensino da Região Sudeste: Bruno Franqueira (Universidade Vila Velha), Janaina Leite (Universidade Federal do Espírito Santo), Kátia Fraga (Universidade Federal de Viçosa), Marilene Matos (Faesa Centro Universitário) e Soraya Venegas (Universidade Estácio de Sá). Às 19 horas, haverá a Mostra Universitária Lusófona, com exibição de curta-metragens produzidos pelos alunos do curso de cinema da Ufes e do Instituto Universitário da Maia, do Porto.

No dia 5 de junho, às 9 horas, o diretor de criação da Agência Filadélfia, de Belo Horizonte, Dan Zecchinelli, fala sobre a “Crise na Publicidade e suas oportunidades”. Dan Zecchinelli é vencedor de prêmios como Cannes Lions, The One Show, Clio, New York Festivals, Festival de Londres, El Ojo de Iberoamerica, Clube de Criação de São Paulo, Profissionais do Ano da Rede Globo e Prêmio Abril.

Além das palestras e conferências, o Intercom Sudeste 2019 também contará com oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos durante as sessões da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), das Divisões Temáticas (DTs) e do Intercom Júnior.

Publicom

No dia 4 de junho, às 11 horas, o público do Intercom Sudeste 2019 poderá conhecer 18 obras recentes sobre Comunicação, que serão apresentadas no Publicom, um encontro com os autores dos livros, com sessão de autógrafos. Confira aqui a lista das obras.

Os títulos contemplam variados assuntos, com discussões sobre jornalismo local e regional, movimento feminista, cinema, audiovisual, poesia, marketing, diversidade, entre outros. Os interessados poderão adquirir os livros durante o Publicom.

Toda a programação ocorre no campus de Goiabeiras da Ufes e está disponível no site intercomsudeste.ufes.br.