Intercom Sudeste 2019 bate marca de 1.500 inscritos

Mais de 1.500 inscritos, 900 trabalhos acadêmicos recebidos, 80 estudantes de graduação e de pós-graduação envolvidos na organização, 17 oficinas, 18 livros apresentados. Esses são os números do XXIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2019, encontro anual de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Comunicação, que se reúnem para acompanhar a programação de debates, mostras, palestras e conferências do evento regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Neste ano, o encontro é no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória, entre os dias 3 e 5 de junho.

A abertura solene será no dia 3 de junho, às 19 horas, com a participação do presidente da Intercom, Giovandro Marcus Ferreira, que falará sobre o tema geral do evento: “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. Logo após, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Murilo César Ramos profere a conferência “Redes sociais e ameaças à democracia”, mediada pelo diretor da Regional Sudeste da Intercom, Felipe Pena (UFF).

Na manhã do dia 4 de junho, a programação conta com um painel sobre “O papel dos observatórios de mídia em defesa da democracia”, que terá a participação da pesquisadora Inesita Araújo, do Observatório Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do professor Edgard Rebouças, coordenador do Observatório da Mídia da Ufes. A mediação será do professor Rafael Bellan, também integrante do Observatório da Ufes.

Ainda no segundo dia de evento, às 14 horas, o Ensicom debate sobre as diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda, com a presença do vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, e mediação da professora Iluska Coutinho (UFJF). A pesquisa e produção acadêmica dos cursos de Comunicação Social serão tema de uma mesa-redonda, às 16 horas, com representantes de instituições de ensino da Região Sudeste: Bruno Franqueira (Universidade Vila Velha), Janaina Leite (Universidade Federal do Espírito Santo), Kátia Fraga (Universidade Federal de Viçosa), Marilene Matos (Faesa Centro Universitário) e Soraya Venegas (Universidade Estácio de Sá). Às 19 horas, haverá a Mostra Universitária Lusófona, com exibição de curta-metragens produzidos pelos alunos do curso de cinema da Ufes e do Instituto Universitário da Maia, da cidade de Porto, em Portugal.

No dia 5 de junho, às 9 horas, o diretor de criação da Agência Filadélfia, de Belo Horizonte, Dan Zecchinelli, fala sobre a “Crise na Publicidade e suas oportunidades”. Para fechar o evento, a entrega dos prêmios da  Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) acontece às 18 horas do dia 5 de junho. Os trabalhos experimentais desenvolvidos por estudantes de graduação serão premiados, em mais de 60 categorias, como Filme de Ficção, Games, Comunicação Empresarial, Jornal Impresso, Programa de TV e Campanha Publicitária.