Crime Ambiental Samarco

O crime ambiental da Samarco

Para pensar a contaminação do Rio Doce por metais pesados desde o rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da empresa Samarco Mineração S/A, em 2015, considerado o maior crime ambiental do Brasil. 

'O fim de um mundo'

O maior crime ambiental do País não retirou das mineradoras nem de outras empresas poluidoras a permissão política, legal e social para continuarem com suas atividades altamente predatórias.

O ESTUDO DA SAMARCO

O último relatório de 2021, elaborado por pesquisadores da Fundação Renova em convênio com a FEST/Ufes, foi publicado em meio a uma indiferença quase completa da mídia. Os resultados destas pesquisas são graves, mas não foram divulgados de maneira a serem compreendidos em toda sua extensão pela população.

Infográficos DA pOLUIÇÃO

A concentração de metais pesados oriundos da barragem de Mariana estão disponíveis no relatório da Rede Rio Doce Mar (RRDM), financiada pela Fundação Renova.

Marcas da indústria

As grandes corporações que “comem a Terra” (KOPENAWA; ALBERT, 2021) e a transformam, desorganizando e destruindo os meios, o quadro de vida e as paisagens vernaculares de comunidades ribeirinhas, pesqueiras, indígenas, quilombolas, continuam, mesmo assim, a explotar e explorar os territórios local e regionalmente.

Esta entrada foi publicada em Divulgação, Produção. Adicione o link permanente aos seus favoritos.