Pesquisador membro do Laburp recebe menção honrosa da Capes, por sua pesquisa de Doutorado

A tese de doutorado “A cidade como espaço de batalha urbicida”, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufes, recebeu menção honrosa no Prêmio Teses 2020 concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado da premiação foi divulgado nesta quinta-feira, 1º de outubro.

Márcio junto à banca examinadora

A tese foi orientada pelo Prof. Cláudio Luiz Zanotelli, que em matéria publicada no portal da Ufes, destacou a relevância da tese e perspectiva do trabalho, que enfoca o modo como as cidades são vistas cada vez mais como verdadeiros campos de batalhas, como lugar de guerra urbana: “Os habitantes vivem em muitos momentos e em muitos lugares na apreensão de uma violência cometida pelo Estado ou por grupos os mais diversos, déspotas que pretendem controlar os espaços urbanos”, explica.

Já Márcio José Mendonça, autor da Tese, afirmou que o trabalho é, antes de tudo, um trabalho de crítica radical da questão da violência militar e um instrumento de denúncia, também, da violência da qual são vítimas grupos subalternos e precarizados, por meio da criminalização da pobreza. “Sempre fui interessado por Geopolítica e conflitos militares de modo geral. Logo percebi que os conceitos ‘urbicídio’ e ‘espaço de batalha’ poderiam ser aplicados na análise de conflitos no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, onde temos um conflito urbano envolvendo pelo menos três grupos: polícia, milícia e traficantes de drogas. Uma parte da pesquisa, contudo, foi dedicada à análise da ‘Crise da segurança pública’ no Espírito Santo, no período de greve dos policiais, no início do ano de 2017”, completa.

A premiação, que se encontra em sua 15ª edição, teve quase 1.500 inscritos. A seleção dos trabalhos leva em consideração a originalidade, o caráter inovador e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.
Para o professor Cláudio Zanotelli, o reconhecimento do Prêmio Capes dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos programas de pós-graduação: “é importante reafirmar que estamos realizando boas pesquisas, que são reconhecidas e que devemos continuar neste caminho”, conclui.

A cerimônia de entrega dos prêmios deste ano será por meio de videoconferência, por conta da pandemia da COVID-19.

Clique aqui para ler a matéria original

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.