Engenharia de Alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos do CCAE-UFES tem por objetivo formar o engenheiro para atuar nos processos de industrialização de alimentos de origem vegetal e animal.

Para tanto, o profissional conta com sólida formação em: (i) ciência e tecnologia de alimentos; e (ii) engenharia. Isso para atuação em processos que envolvem: (i) caracterização e seleção da matéria-prima; (ii) definição de processos e operações; e (iii) elaboração de projetos de instalações industriais.

A atuação profissional pode ocorrer em: (i)Indústrias de produtos lácteos, produtos cárneos e pescados, produtos panificados e massas, processamento de frutas e hortaliças, bebidas, cereais e sementes oleaginosas, embalagens, aditivos, equipamentos paro o setor alimentício; (ii) Empresas prestadoras de serviços em controle de qualidade química, microbiológica e sensorial de alimentos, tratamento de resíduos de agroindústrias e consultoria técnica; (iii) Órgãos e instituições públicas; (iv) Serviço autônomo; e (v) Universidade e outros órgãos de ensino e, ou, pesquisa.

O curso de  Engenharia de Alimentos da UFES é sediado no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias em Alegre. São oferecidas 40 vagas anuais. O ciclo básico tem disciplinas das áreas de matemática, física, química, biologia, informática e humanas. No ciclo profissionalizante, as disciplinas são das áreas de conservação de alimentos, operações de processamento de alimentos, processamento de produtos de origem vegetal e animal, instalações industriais, gestão de qualidade nas indústrias de alimentos, higiene industrial, legislação de alimentos, higiene industrial, legislação de alimentos, toxicologia, segurança alimentar e embalagens de alimentos. O aluno poderá ainda optar entre determinadas disciplinas nas áreas de produtos lácteos, produtos cárneos, produtos do amido, tecnologia de bebidas e refrigerantes, tecnologia de pescados, tecnologia de vinhos, tecnologia de queijos e tecnologia de aguardentes.

Turno integral.
Período: 5 anos (10 semestres).