Nutrição

O Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.

O Nutricionista é capacitado para desenvolver atividades em diversas áreas:

  • Nutrição Clínica:
    Prescrever, avaliar e supervisionar dietas para pacientes. Planejar programas de reeducação alimentar específicos para cada tratamento.
  • Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição:
    Escolher, comprar, estocar, cuidar da higiene e da preparação de alimentos em cozinhas industriais. Treinar e supervisionar o trabalho do pessoal da cozinha em restaurantes de empresas, escolas, hospitais e firmas especializadas em alimentação.
  • Saúde Pública:
    Elaborar programas de merenda escolar e de suplementação alimentar em escolas, creches e centros de saúde. Fazer inspeção sanitária, analisar o processamento de alimentos, os equipamentos e a qualidade do produto final.
  • Marketing:
    Organizar cozinhas experimentais, coordenar pesquisas de produtos, fazer testes de receitas e atender o consumidor.
  • Assessoria, auditoria e consultoria:
    Planejar cozinhas, treinar funcionários, montar dietas para esportistas ou regimes especiais para doentes. Assessorar empresas e instituições na inspeção e avaliação dos seus serviços de nutrição.
  • Ensino:
    Preparar cursos de educação alimentar para grupos específicos.
  • Pesquisa:
    Trabalhar em laboratórios de pesquisas alimentares, universidades e centros científicos, investigando os nutrientes e as propriedades dos alimentos. Estudar hábitos alimentares e o estado nutricional da população.

Objetivos do Curso

O curso de Nutrição do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da UFES pretende:

Desenvolver projetos educacionais que possibilitem o crescimento e desenvolvimento acadêmico-profissional dos estudantes, buscando também a valorização dos aspectos cognitivos e afetivos que possam contribuir para uma atuação ética, solidária, criativa, responsável e comprometida politicamente com as questões humanas e sociais;

Garantir formação generalista no que diz respeito às áreas de atuação do profissional Nutricionista;

Formar Nutricionistas comprometidos com a melhoria das condições de saúde e, consequentemente, na ampliação da qualidade de vida dos indivíduos e grupos sociais;

Propiciar formação específica na área de estudo e aplicação da nutrição e alimentação, cujo objeto de estudo permeia as relações entre o homem, o alimento e a sociedade;

Formar profissionais para a realização do cuidado nutricional em todas as áreas e campos de atuação do Nutricionista;

Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas  por meio de projetos de interesse comum voltados para a produção e socialização do conhecimento e em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional;

Garantir a reflexão e discussão de alternativas para solução dos problemas nutricionais instalados.
Turno: integral (manhã e tarde)
Duração mínima: 4,5 anos (9 semestres)
Duração máxima: 7 anos (14 semestres)