Física Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Física do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), em Alegre, sul do Espírito Santo, visa à melhoria dos indicadores de eficiência do ensino superior público longe dos grandes centros, possibilitando à comunidade o acesso ao ensino superior gratuito. O curso fornece uma oportunidade de formação docente de qualidade, que possibilitará aos futuros egressos suprir as deficiências regionais atuais em atender ao desenvolvimento humano, quanto ao princípio da educação, desenvolvendo o ensino-aprendizagem da Física clássica, moderna e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins e com o mundo tecnológico.

Duração do curso: 4,5 anos (9 semestres)
Período: Noturno

Objetivos do Curso

– Objetivo Geral:
Formar profissionais para atuar no magistério de nível médio e em programas de extensão e para frequentar cursos de pós-graduação (inclusive mestrado e doutorado) em áreas de pesquisa em ensino de Física.

– Objetivos Específicos :
Oportunizar sólida formação científica e técnica na área de ensino de Física;

Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica;

Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física;

Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física;

Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais.

Mercado de Trabalho

O profissional Licenciado em Física tem uma formação que lhe permite lecionar a disciplina Física, em nível de Ensino Médio, regular e especial (supletivo, profissionalizante, outros), em instituições públicas ou privadas para jovens e adultos. Pode também atuar no magistério em educação superior e como pesquisador.