Zootecnia

O curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE UFES), apresenta qualidade e excelência no ensino. O curso tem um período de duração de cinco anos, sendo composto por dez períodos. Para que a formação profissional em Zootecnia seja possível é necessário 3270 horas de matérias obrigatórias, 240 horas de matérias optativas, 300 horas de estágio supervisionado (no décimo período) e 120 horas de atividades complementares não obrigatórias (congressos, palestras, projetos, entre outras atividades).

O aluno do curso de Zootecnia tem no máximo cerca de 30 horas semanais de aula, podendo ser teóricas ou práticas, de acordo com o conteúdo programático apresentado pelo professor da disciplina no início do período.

Do primeiro ao quinto período o curso é composto por sete matérias obrigatórias. Do sexto ao oitavo são seis as disciplinas obrigatórias, sendo inclusa uma optativa por período (à escolha do acadêmico de acordo a sua afinidade e com a oferta de disciplinas). No nono período são três disciplinas obrigatórias e uma optativa. Dentre as obrigatórias está o Trabalho de Conclusão (TC), que deverá ser apresentado pelo graduando a uma banca composta por três professores, sendo um deles, obrigatoriamente, Zootecnista. No último período, após a apresentação do seminário de TC, o aluno fará um estágio supervisionado. Com o cumprimento da carga horário descrito seguido da entrega do diploma será obtida a graduação de profissional em Zootecnia.

Atuação do profissional

  • Atuar na criação de animais de produção;
  • Planejar e administrar empreendimentos agropecuários;
  • Prover ao consumidor produtos de origem animal com qualidade e biossegurança;
  • Entre outros.

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira e o Zootecnista é um profissional fundamental na consolidação da expressiva produção pecuária nacional.

Período Integral.
Duração de 5 anos (10 semestres).