Engenharia Química

A Engenharia Química possui foco no desenvolvimento, na análise e no projeto de processos industriais físicos, químicos e bioquímicos, nos quais matérias-primas são transformadas em produtos industriais. O curso é fundamentado nos princípios da química, física e matemática e estuda processos e produtos da engenharia onde fenômenos físico-químicos são relevantes.

O engenheiro químico está habilitado para atuar nas áreas de planejamento, projeto, construção, operação, processo e gerência de plantas químicas industriais e correlatas. Também são importantes áreas de atuação do engenheiro químico: pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, engenharia ambiental, segurança do trabalho, engenharia de qualidade, vendas e assistência técnicas, marketing, gestão de negócios e área financeira. Paralelamente à sólida formação teórica, o curso de Engenharia Química possui uma intensa atividade prática em laboratórios didáticos e em indústrias diversas.

O Curso de Engenharia Química do CCAE/UFES objetiva, principalmente, contribuir para a formação de engenheiros químicos que irão atuar no estado do Espírito Santo e em seus vizinhos. Nesta região geográfica, é possível destacar atividades que envolvem intensivamente: indústrias de celulose, indústria petrolífera, indústrias siderúrgicas e atividades relacionadas à avaliação e à mitigação de impactos ambientais, causados pela intervenção do homem no meio ambiente. Diante desta realidade, as disciplinas ministradas no Curso são trabalhadas, na medida do possível, com ênfase nestas áreas.

No CCAE/UFES, o Curso de Engenharia Química é idealizado de forma a permitir uma ampla interface com os demais cursos oferecidos por esta instituição. Desta forma, o discente possui a oportunidade de absorver conhecimentos tradicionalmente trabalhados em outras áreas de conhecimento. Tal característica valoriza as habilidades e os interesses individuais do aluno, possibilitando a formação de um profissional diferenciado.

Duração de 5 ano (10 semestres).
Período Integral.