A Geologia estuda a Terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução, por meio do entendimento dos processos internos e externos responsáveis por suas transformações.
É parte das Ciências Naturais e das Ciências da Terra (ou Geociências) e interage com outras áreas como Física, Química, Matemática e Biologia.
As atividades de campo e de laboratório são fundamentais para estudos que variam do nível global ao microscópio e abrangem processos que ocorreram há bilhões de anos atrás ou que ocorrem atualmente.
A Geologia possibilita a compreensão de fenômenos como a formação de minerais e rochas; o significado dos fósseis; a origem de vulcões, terremotos, maremotos e montanhas; a formação de solos; o transporte e deposição de sedimentos; e a acumulação de água subterrânea.
As atividades profissionais englobam o mapeamento geológico e os levantamentos geoquímicos e geofísicos; a descoberta e o aproveitamento de recursos minerais, energéticos e hídricos; a indicação de locais adequados para a implantação de áreas urbanas, estradas e barragens; e a prevenção de impactos ambientais, naturais ou não, como erosão, deslizamentos de encostas e inundações.
O Geólogo pode atuar em empresas públicas e privadas do setor mineral, companhias de petróleo, empresas de engenharia e meio ambiente, órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa ou como autônomo, sendo que atualmente o mercado de trabalho apresenta grande demanda por profissionais de Geologia.
Dentre as principais atividades exercidas pelo geólogo em sua vida profissional destacam-se: os levantamentos geológicos, geoquímicos, geofísicos e geomorfológicos; os estudos relativos às ciências da terra; estudos mineralógicos, petrológicos e paleontológicos; trabalhos de prospecção e pesquisa para localização de jazidas minerais e determinação do seu valor econômico; elaboração de mapas geológicos para extração de bens minerais como água subterrânea, petróleo, ouro e diamantes; estudos de maciços rochosos, subsolo e solo para abertura de ruas, estradas, túneis, construção de barragens, hidrelétricas, aeroportos, portos, etc; estudos geológicos do meio ambiente para planejamento de ocupação e uso do solo; ensino das ciências geológicas nos estabelecimentos de ensino superior; pesquisas na área de Geologia; etc.
O curso de graduação em Geologia da UFES possui duração mínima de cinco e máxima de sete anos, conferindo ao profissional o título de Geólogo, com atribuições e competências regulamentadas pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e fiscalizadas pelos CREA’s em cada estado.
Duração: 5 anos (10 semestres).
Período: Integral.