BOLETIM Nº. 68 | JULHO 2023

(IN) CERTEZAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

O ano de 2023 se inicia com muita expectativa e, simultaneamente, com grande dose de incerteza no que diz respeito ao desempenho da economia brasileira. Se, por um lado, os primeiros meses do ano trazem certo grau de euforia em virtude, principalmente, dos números do PIB, da inflação e do emprego, de outro, os movimentos econômicos parecem ser pouco sustentáveis. Os riscos de sustentabilidade do crescimento são de várias ordens, com problemas que vão desde a capacidade de manutenção dos gastos governamentais, à elevada dependência da produção do setor agropecuário e à qualidade e ao nível salarial das ocupações criadas. A esse cenário, impõem-se os desafios econômico e político no plano internacional.
    É nesse clima de incertezas sobre o futuro da economia brasileira que o Boletim de Conjuntura em Economia da Ufes, produzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo, chega em sua sexagésima oitava edição. Mantendo sua tradicional estrutura, o boletim, escrito pelos estudantes, sob coordenação dos professores orientadores e com a contribuição de Fabrício de Oliveira, é composto por quatro seções. A primeira traz a análise do nível de atividade, política fiscal e setor externo; em seguida, uma seção sobre política monetária e inflação, seguida da terceira, que faz a análise do mercado de trabalho. Completando o texto, o economista Fabrício de Oliveira faz um balanço dos resultados da política econômica do ano de 2022 e analisa as possibilidades para 2023 diante do cenário e das ações do novo governo empossado em janeiro.
    O título do boletim, (In) Certezas da Economia Brasileira, reflete a dúvida que permanece no ar quando se analisam os resultados dos principais indicadores para os primeiros meses do ano de 2023. Os movimentos demonstram uma continuidade dos aspectos estruturais (nível de investimento ainda muito tímido, desindustrialização e reprimarização da pauta exportadora brasileira, aumento da informalidade no mercado de trabalho) com novos elementos que parecem ter pouco força para mudar a situação econômica (novo arcabouço fiscal). Nós, professores e estudantes do Grupo de Conjuntura, convidamos a todas e todos para a leitura dos textos produzidos para a presente edição.

Boa leitura!
Grupo de Conjuntura