PROCESSO SELETIVO 2023.1

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2023.1, 06 DE ABRIL DE 2023

Caros estudantes,

O Grupo de Conjuntura está abrindo novo processo seletivo. Há vagas para interessados em participar dos subgrupos, conforme a distribuição abaixo:

• 3 vagas Empregos & Salários;
  • 3 vagas Política Monetária e Inflação;
  • 3 vagas Nível de Atividade, Política Fiscal & Setor Externo.

Todos/as os/as alunos/as regularmente matriculados estão aptos para participar do processo seletivo. Os interessados devem enviar até o dia 20/04, para o email conjunturaufes2016@gmail.com

• nome completo e período cursado neste semestre;
  • subgrupo de preferência e segunda opção;
  • texto de no máximo 500 palavras com o seguinte tema: “Minha trajetória escolar/acadêmica e porquê o meu interesse em participar de um grupo de pesquisa e extensão sobre conjuntura econômica no curso de Ciências Econômicas de uma universidade pública ”
  • cópia do Histórico Parcial (exceto calouros).

A classificação seguirá o seguinte critério:

• Candidatos calouros: uma nota conferida ao artigo (0 a 10);
  • Candidatos veteranos: 0,8* (nota da redação) + 0,2* (Coef. De Rendimento).

O resultado final será divulgado no dia 27/04/2023 no blog do Grupo de Conjuntura: https://blog.ufes.br/grupodeconjunturaufes/, e nas redes sociais do grupo. Para os aprovados, as atividades do Grupo terão início já no dia 28 de Abril às 11h (portanto, um dia após a divulgação do resultado), sendo uma reunião interna para apresentar e discutir as propostas para o semestre. Organizem-se e fiquem atentos aos prazos.

BREVE DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE CADA  SUBGRUPO

EMPREGOS & SALÁRIOS
Neste subgrupo, os integrantes estudam a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. Para isso, utilizam dados das principais fontes disponíveis: Pnad-C, RAIS e CAGED.  São analisadas categorias como: informalidade, subutilização, desemprego, raça e gênero. Por meio da coleta, organização, análise e interpretação crítica dos dados, torna-se possível compreender o comportamento atual do mercado de trabalho a partir de uma visão estrutural, estudando as suas características, composição e transformações na última década.

POLÍTICA MONETÁRIA & INFLAÇÃO
Os integrantes desse subgrupo estudam e analisam políticas monetárias adotadas pela autoridade monetária do Brasil – o Banco Central – e o comportamento da inflação. Para entender o comportamento da inflação, trabalham com dados do IPCA e INPC, fornecidos pelo IBGE, assim como o IGP-M, fornecido pela FGV. Além disso, também analisam as atas das reuniões do Comitê de Política Monetária, a fim de compreender a conjuntura analisada pelo COPOM para a definição da taxa básica de juros. Outra atividade importante desenvolvida pelo subgrupo é o levantamento e tratamento de dados e tabelas fornecidos pelas Estatísticas Monetárias e de Crédito do Banco Central do Brasil, com o objetivo de compreender melhor as tendências e comportamentos do mercado financeiro e econômico do país.

NÍVEL DE ATIVIDADE, POLÍTICA FISCAL & SETOR EXTERNO
Este subgrupo é constituído por três temas, os quais os alunos podem alternar entre si, caso queiram, e ter a oportunidade de estudar três âmbitos distintos da economia, mas que estão interligados. Os integrantes do subgrupo desenvolvem a capacidade de extrair e interpretar os dados das bases oficiais para estudar a dinâmica do PIB, o Resultado Fiscal do Governo, a Dívida Pública, as contas do Balanço de Pagamentos e o Comércio Exterior, a partir de um olhar crítico. Para isso, os integrantes coletam os dados do IBGE e Banco Central, por exemplo, além de consultar outras fonte para compreender o cenário internacional.

Vitória/ES, 05 de abril de 2023,

A coordenação.