Links

Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

“O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme Parecer 1057/99, de 10/11/1999, da Comissão de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), conforme Portaria número 1762, de 16/12/1999, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17/12/1999. O Doutorado foi reconhecido via Parecer do CNE/CES 78/2010, de 07/04/2010, e homologado através da Portaria número 1045, publicada no D.O.U. de 19/8/2010, Seção 1, Pág.10. Na última avaliação realizada pela CAPES, o PPGL obteve o conceito 5 (Muito bom). Atualmente, o PPGL oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado e implementa um projeto de expansão, melhoria e consolidação”.

http://www.letras.ufes.br/

 

Academia Espírito-santense de Letras (AESL)

https://www.facebook.com/academiaespiritosantensedeletras/

“No início dos anos 20, era grande o movimento artístico, especialmente o literário, no Estado. Foi assim que, em julho de 1921, um grupo de intelectuais, homens públicos e educadores, entre eles Alarico de Freitas (advogado e parlamentar) e Garcia de Rezende (escritor e jornalista), idealizaram a fundação de uma Academia de Letras, com a finalidade de congregar os intelectuais e orientar o movimento artístico. É convidado para compor o grupo inicial Elpídio Pimentel (publicitário e educador)”.

 

Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFEL)

https://pt-br.facebook.com/NossaAcademiaES/

“A Academia Feminina Espírito-santense de Letras foi criada a 18 de Julho de 1949, sob patrocínio da Academia Espírito-santense de Letras, e contou com 12 acadêmicas, inicialmente. Atuou em vários eventos intelectuais durante a longa gestão de Annette de Castro Mattos. Apesar disso, apresentou vários períodos de recesso e completa inatividade. Nesse seu período inicial, a AFEL teve dois casos de censura, sendo impedidas de ser acadêmicas as escritoras Haydée Nicolussi e Carmélia Maria de Souza. Essa injustiça foi reparada, ao se efetuar a reorganização da AFEL, em 1992, quando as duas escritoras tornaram-se Patronas das cadeiras nº 6 e nº 30, respectivamente. Após a sua reorganização, a AFEL vem tendo atividade mais constante, sempre participando de eventos culturais no estado”.

 

Estação Capixaba

http://www.estacaocapixaba.com.br/

“O site ESTAÇÃO CAPIXABA foi concebido e criado pela museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves e levado ao ar em agosto de 2000, sob a chancela da CULTURAL-ES, tendo como proposta a divulgação de conteúdos relacionados com a História, Geografia, Literatura e Cultura do Estado do Espírito Santo”.

 

Revista Graciano

https://issuu.com/revistagraciano

Graciano é uma publicação mensal do Cronópio – Discussão e Produção Literária, projeto de extensão do Departamento de Comunicação da Ufes e vinculado à RELer&Fazer – Rede de Experiências em Leitura. A equipe editorial é formada principalmente por estudantes universitários, sob a orientação do professor Erly Vieira Jr.”

Tertúlia: livros e autores do Espírito Santo

http://www.tertuliacapixaba.com.br/index.html

“O site oferece material de pesquisa, informações sobre eventos literários e lançamentos, intercâmbio com escritores e entre os usuários do site, pretendendo ser um meio de comunicação entre escritores e leitores, contando os usuários com links de acesso a páginas de redes sociais e formulário de contato”.