Notícias

Chamada para o Brav@s Companheir@s e Fantasmas: XI Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba

Esta é uma chamada de trabalhos para o Bravos/as Companheiros/as e Fantasmas: XI Seminário S obre o/a Autor/a Capixaba, que o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realizará nos turnos da manhã e da noite do dia 20 de junho de 2024, quinta-feira.

Chamada para publicação na Fernão n. 11 e 12 de 2024

A Fernão, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo está recebendo textos para os números11 e 12referentes ao período de janeiro a junho (1º semestre) e de julho a dezembro (2º semestre) de 2024.

Quatro seções comporão o periódico:

  1. Portfólio: receberá artigos sobre a obra literária de Waldo Motta (para o número 11) e de Elizabeth Martins (para o número 12).
  2. Memória:publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) propostas de reedição de estudos antigos e fora de circulação, de temática diversa, na área de Estudos Literários voltados para a literatura brasileira do Espírito Santo.
  3. Seleta: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) recolhas ou antologias de textos literários antigos, manuscritos, editados e inéditos, de diferentes épocas da literatura brasileira do Espírito Santo.
  4. Resenha autoral [NOVA]: publicará comentários críticos dos/as próprios/as autores/as, nascidos/as ou residentes no Espírito Santo, a respeito de seus livros literários ou de livros críticos e historiográficos sobre a literatura brasileira do Espírito Santo, desde que publicados de 2019 em diante.

Entenda-se como literatura brasileira do Espírito Santo, para fins de publicação na Fernão, tanto aquela feita por autor/a natural do Espírito Santo que, aqui ou fora daqui, tenha produzido no todo ou em parte a sua obra, como o/a que, natural de outros estados ou de outros países, tenha entre nós produzido e publicado obra literária.

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo Word exclusivamente para o e-mail neples.ppgl@gmail.com até o dia 29 de abril de 2024.

Serão aceitos e publicados trabalhos de especialistas, mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os, doutoras/es, além de graduandas/os e graduadas/os em coautoria com algum/a desses/as pesquisadores/as, que sejam aprovados pelas/os pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais, em anexo. Para a resenha autoral, não será exigida essa titulação.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO
ChamadaAté 29 de abril de 2024
Envio dos trabalhos às/aos pareceristas30 de abril
Emissão de parecerDe 30 de abril a 20 de maio
Envio dos pareceres às/aos colaboradoras/es21 de maio
Revisão dos trabalhos pelas/os colaboradoras/esDe 21 a 31 de maio
Editoração do número 11Junho
Publicação eletrônica do n. 11Julho
Editoração do número 12Outubro-novembro
Publicação eletrônica do n. 12Dezembro

Editor do número 11:

Marcel Martinuzzo Bussular              (Instituto Federal de Educação do                                                                           Amazonas)

Editoras do número 12:

Arlene Batista                                    (Universidade Federal do Espírito Santo)

Adriana Falqueto Lemos                    (Instituto Federal de Educação do Sul de                                                                 Minas Gerais)

Andressa Zoi Nathanailidis               (Universidade Federal do Espírito Santo)

Editor-gerente do Periódico:

Sérgio da Fonseca Amaral                 (Universidade Federal do Espírito Santo)

E-mail para contato e envio dos trabalhos:

neples.ppgl@gmail.com

Novo número da Fernão (2023-1) disponível no Portal de periódicos da Ufes

https://periodicos.ufes.br/fernao/index

História da Literatura do Espírito Santo

Está em fase de produção a edição fac-similada, em e-book de acesso gratuito, do livro inédito História da Literatura do Espírito Santo (conservado em datiloscritos, na Biblioteca Central da Ufes), organizado por Reinaldo Santos Neves, nos anos de 1980.

Artigos de Deny Gomes, Francisco Aurelio Ribeiro, Luiz Busatto, Oscar Gama Filho e Renato Pacheco (in memoriam) compõem o livro.

A edição é uma parceria do Neples, da Biblioteca Central e da Edufes.

Preparativos para o Bravos/as XI-2024

Publicação da revista graciano

Com a anuência gentil de Erly Vieira Jr., passamos a disponibilizar no Blog do Neples os 9 números da revista graciano: literatura brasileira feita no Espírito Santo, publicados no período de 2010 e 2012, na Ufes. Iniciamos a postagem com o número 0, de março de 2010: https://blog.ufes.br/neples/?page_id=36

Postagem no Instagram (@neples.ppgl) de uma série de imagens em comemoração aos 43 anos da Coleção Letras Capixabas

43 anos da Coleção Letras Capixabas.

Compõem-na 40 títulos de diversos/as autores/as, em vários gêneros literários elaborados em verso e prosa. Foi editada por um conselho editorial, de que se destacou Reinaldo Santos Neves, e publicada, ao longo dos anos 80, pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida/Universidade Federal do Espírito Santo com distintas parcerias. Em comemoração a esse marco editorial do estado, postaremos capa, primeira página do texto literário e fotografia do/a autor/a de cada volume.

Chamada prorrogada para submissão de trabalhos à Fernão: 10 de abril de 2023.

Confira em Chamada prorrogada de trabalhos para a revista Fernão n. 9 e 10, 2023

Fernão no Qualis Periódicos da Capes

A revista do Neples, Fernão, recebe classificação do Qualis Periódicos da Capes, quadriênio 2017-2020: B3.

Estreia da série Ao pé do ouvido: vozes de quem escreve. Entrevista com Junia Zaidan

Está disponível no canal do Youtube do Neples a série Ao pé do ouvido: vozes de quem escreve. Entrevista com Junia Zaidan: https://youtu.be/oAjxW0xn9vI

Ao pé do ouvido: vozes de quem escreve pretende ser uma pequena série de entrevistas curtas gravadas pelos/as próprios/as autores/as capixabas com câmera de celular ou afim, em suas casas ou em lugares emblemáticos de sua escolha, para responderem a perguntas como: 1. Expectativas em relação a seu livro recente. 2. Limites que deseja superar na escrita criativa. 3. Proposta de literário/literariedade em seu trabalho. 4. Expectativa em relação ao próximo livro. 5. Leitura de trecho significativo do livro lançado.

O propósito do Neples é o de realizar mais um registro, como o seminário Bravos/as Companheiros/as e Fantasmas (em sua décima edição neste ano) e a revista Fernão (em seu oitavo número: https://periodicos.ufes.br/fernao), de autores/as dando voz e imagem a reflexões sobre sua escrita criativa.

Nessa entrevista, Junia Zaidan (Cachoeiro de Itapemirim, 1972) comenta sobre a elaboração de seu livro de estreia de contos, Guia anônima, lançado pela Produtora FiNA e pela Editora Cousa, de Vitória, em 2022.

Nova data para submissão de trabalhos referentes ao Bravo X.

Chamada revisada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – X Seminário sobre o autor capixaba. 2022

PROGRAMAÇÃO DO BRAVOS X

Auditório do IC-2 do CCHN da Ufes – 16 de setembro, sexta-feira, de 2022.

Programação Bravos X

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA FERNÃO

Número 9 – 2023/1 Portfólio Mara Coradello

Número 10 – 2023/2 Portfólio Bith/Wilberth Salgueiro

A Fernão, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo está recebendo textos para os números 9 e 10 referentes ao período de janeiro a junho (1º semestre) e de julho a dezembro (2º semestre) de 2023.

Quatro seções comporão o periódico:

  1. Portfólio: receberá artigos sobre a obra literária de Mara Coradello (para o número 9) e de Bith/Wilberth Salgueiro (para o número 10).
  2. Memória: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) propostas de reedição de estudos antigos e fora de circulação, de temática diversa, na área de Estudos Literários voltados para a literatura brasileira do Espírito Santo.
  3. Seleta: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) recolhas ou antologias de textos literários antigos, manuscritos, editados e inéditos, de diferentes épocas da literatura brasileira do Espírito Santo.
  4. Resenha: publicará comentários críticos a respeito de livros literários de autoras/es nascidas/os ou residentes no Espírito Santo, ou de livros críticos e historiográficos sobre a literatura brasileira do Espírito Santo, desde que publicados de 2018 em diante.

Entenda-se como literatura brasileira do Espírito Santo, para fins de publicação na Fernão, tanto aquela feita por autor/a natural do Espírito Santo que, aqui ou fora daqui, tenha produzido no todo ou em parte a sua obra, como o/a que, natural de outros estados ou de outros países, tenha entre nós produzido e publicado obra literária.

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo Word exclusivamente para o e-mail neples.ppgl@gmail.com até o dia 6 de março de 2023.

Serão aceitos e publicados trabalhos de especialistas, mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os, doutoras/es, além de graduandas/os e graduadas/os em coautoria com algum/a desses/as pesquisadores/as, que sejam aprovados pelas/os pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais, em anexo.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO
Chamada Até 6 de março de 2023
Envio dos trabalhos às/aos pareceristas 10 de março
Emissão de parecer De 10 de março a 12 de abril
Envio dos pareceres às/aos colaboradoras/es 13 de abril
Revisão dos trabalhos pelas/os colaboradoras/es De 13 de abril a 13 de maio
Editoração do número 9 Maio-junho
Publicação eletrônica do n. 9 Julho
Editoração do número 10 Outubro-novembro
Publicação eletrônica do n. 10 Dezembro

Editoras do número 9: Maria Amélia Dalvi (Ufes), Maria Isolina de Castro Soares (Ifes) e  Yasmin Zandomenico (University of Massachusetts)

Editores do número 10: Marcelo Ferraz de Paula (UFG), Paulo Roberto Sodré                    (Ufes) e Vitor Cei (Ufes)

Editor-gerente do Periódico: Sérgio da Fonseca Amaral (Ufes)

Normas Editoriais

  1. Para a seção Portfólio, serão aceitos trabalhos de 12 a 30 páginas digitadas em espanhol, francês, inglês, italiano ou português. Só serão acatados para essa seção artigos inéditos sobre a obra de Mara Coradello (para o número 9) e de Bith/Wilberth Salgueiro (para o número 10), com autoria e/ou coautoria de pesquisadoras/es em diversos níveis de titulação: especialistas, mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es. Graduandas/os e graduadas/os poderão submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um/a coautor/a com um daqueles títulos.

Para a seção Memória e Seleta autoras/es e coautoras/es em diversos níveis de titulação deverão apresentar ou introduzir criticamente os textos escolhidos para edição, reedição ou antologia em cerca de três páginas, ficando livre o número de páginas do corpus escolhido.

Para a seção Resenha, as/os autoras/es e coautoras/es em diversos níveis de titulação deverão desenvolver os textos críticos em cerca de cinco páginas.

  1. Os pareceres de pelo menos dois/duas especialistas serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação:

2.1 Para a seção Portfólio:

1 Exposição do objetivo do trabalho;

2 Base teórica clara, consistente e adequada;

3 Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria indicada;

4 Discussão convincente;

5 Conhecimento de estudos atualizados;

6 Contribuição pessoal para o tema proposto;

7 Revisão e normalização.

2.2 Para a seção Memória e Seleta:

1 Relevância do texto escolhido;

2 Apresentação crítica de que constem esclarecimentos sobre o texto selecionado, critérios de seleção, metodologia de edição.

3 Revisão e normalização.

2.3 Para a seção Resenha:

  1. Relevância do livro escolhido;
  2. Obra publicada de 2018 em diante.
  3. Formatação:
    • Referência bibliográfica (no cabeçalho do texto).
    • Exposição das credenciais das/os autora/es resenhadas/os: dados biobibliográficos gerais sobre a/o autora/autora.
    • Apresentação do tema, gênero (se for o caso), linguagem, ideias principais da obra resenhada.
    • Apreciação da/o resenhista: julgamento da obra.
    • Revisão e normalização.
  1. Os textos de cada seção deverão apresentar:

3.1 Portfólio:

Título do artigo na língua do trabalho e em inglês, em maiúsculas e centralizado; nome/s das/os autoras/es, titulação acadêmica e instituição em que atua/m profissionalmente ou desenvolve/m os estudos; resumo na língua do artigo e em inglês, palavras-chave na língua do artigo e em inglês, texto, referências e anexos.

  • Memória e Seleta:

Título do texto na língua do trabalho e em inglês, em maiúsculas e centralizado; nome/s das/os autoras/es, titulação acadêmica e instituição em que atua/m profissionalmente ou desenvolve/m os estudos; texto e documentos ou obras selecionadas.

3.4 Resenha:

Cabeçalho com referência do livro resenhado, centralizado; nome da/o resenhista, titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou desenvolve os estudos; texto.

  1. A digitação do texto deverá ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, parágrafos em modo justificado sem recuo. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5. Formato de papel A4, com margem normal. Dever-se-á evitar formatação automática de espaçamentos no texto.
  2. Os resumos, para a seção Portfólio, deverão ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em fonte Times New Roman, corpo 10, seguirá na mesma linha e deverá ficar entre 100 e 150 palavras, em que constem tema, corpus, objetivos, metodologia do trabalho e resultados da discussão.
  3. As palavras-chave, para a seção Portfólio, deverão ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS) em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Times New Roman, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto. Dever-se-á evitar uso de termos muito genéricos, como “Literatura” (Literatura do Espírito Santo), “Arte” (Literatura e Artes plásticas), “Poesia” (Miguel Marvilla – Poesia), “Crítica” (Festa na sombra – Crítica literária) etc.
  4. Os títulos de seções, no caso de Portfólio, Memória e Seleta, deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deverá ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios e afins. Dever-se-á evitar títulos de seção como “Introdução”, “Conclusão” ou congêneres.
  5. As referências no texto, para a seção Portfólio, Memória e Seleta, deverão ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, dever-se-á utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.
  6. A citação deverá seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre deverão vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos estrangeiros ou destacados). Exemplos de corpora analisados deverão vir no padrão de citação: recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Times New Roman normal, corpo 10.
  7. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos não latinos, o autor deverá enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.
  8. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, deverão aparecer em sequência numérica, espaçamento simples, fonte Times New Roman normal, fonte corpo 10. Se houver nota no título, deve-se marcar com asterisco (*). Não se deverá usar nota para citar referência bibliográfica.
  9. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) deverão ser previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica. Os títulos de figuras deverão ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações deverão ser identificados por legendas.
  10. Os anexos deverão ser entregues igualmente prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deverá incluir referência bibliográfica completa.
  11. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, deverão ser antecedidas do termo “Referências”, em negrito. A primeira deverá ser redigida na segunda linha abaixo desse termo. As/os autoras/es deverão ser citadas/os em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de um/a mesmo/a autor/a deverão ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas elas.
  12. A/o autora/autor deverá apresentar, ao fim do trabalho, um breve currículo acadêmico de no máximo 10 linhas: a) nome completo; b) endereço e e-mail; c) formação acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) principais publicações.

E-mail para contato e envio dos trabalhos: neples.ppgl@gmail.com

Chamada de trabalhos para a revista Fernão n. 9 e 10, 2023

Novo número da Fernão (2022-1) disponível no Portal de periódicos da Ufes

 https://periodicos.ufes.br/fernao/issue/view/1446

Esclarecimentos sobre a nova chamada de trabalhos para o Bravos X

Caras/os colaboradoras/es,
 
Como temos recebido dúvidas a respeito das alterações da nova chamada, gostaríamos de esclarecer que:
 
1. O seminário Bravos/as X será realizado no dia 16 de setembro, apenas com palestras online de convidados/as no turno da manhã (2 palestrantes) e da noite (2 palestrantes). Divulgaremos mais adiante os títulos, os/as palestrantes que a comissão organizadora convidará e o link das respectivas lives.
 
2. A exemplo da edição de 2020, não haverá apresentação de mesas-redondas nem de sessões de comunicações. As pessoas que pretendiam expor seus trabalhos deverão, se assim o desejarem, enviar-nos seus trabalhos completos exclusivamente para publicação no volume já tradicional do Neples, que reúne a produção crítica recente acerca de autores/as capixabas.
 
Infelizmente, ainda não será desta vez que nos reuniremos presencialmente para discutir sobre a literatura brasileira produzida no Espírito Santo. Esperamos que isso ocorra na próxima edição.
 
Cordialmente,
Coordenação do Neples

Nova chamada de trabalhos para o Bravos/as X

Confira, por favor, as novas diretrizes para participação no evento.

Nova chamada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – X Seminário sobre o autor capixaba. 2022

No dia 17 de maio de 2022:

Homenagem da Academia Espírito-santense de Letras (AEL) ao Neples:

No evento Dezembrada, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), ocorrido no dia 15 /12/21, a AEL, em comemoração ao seu centenário, homenageou o Neples com o Certificado Amigo da Academia Espírito-santense de Letras.

Nas imagens de Vitor Cei, o presidente do IHGES, Getúlio Neves, e a presidenta da AEL, Ester de Oliveira, na sessão de homenagens. Ao lado, o certificado conferido ao Neples.

Chamada de trabalhos para o Bravos X:

BRAVOS/AS COMPANHEIROS/AS E FANTASMAS: X SEMINÁRIO SOBRE O/A AUTOR/A CAPIXABA – 2022 – Homenagem a Achilles Vivacqua (1900-1942(No centenário da Semana de 1922)

Esta é uma chamada de trabalhos para o Bravos/as Companheiros/as e Fantasmas: X Seminário Sobre o/a Autor/a Capixaba, que o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realizará no dia 16 de setembro de 2022, sexta-feira, com sessões possivelmente remotas.

Chamada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – X Seminário sobre o autor capixaba. 2022

No dia 24 de julho de 2021:

Publicamos a Série Nomes da Literatura Brasileira feita no Espírito Santo no Instagram (https://www.instagram.com/neples.ppgl/):
– O objetivo é dar mais visibilidade a autores/as-obras que podem se tornar tema de estudos para o seminário Brav@s Companheir@s e Fantasmas e para a revista  Fernão  (especialmente nas seções Memória, Seleta e Resenha [no caso de autores/as mais recentes]);
– A sequência é, por um lado, aleatória (não há ordem alfabética nem cronológica); por outro, procura parear gêneros, etnias e épocas. Por isso, há uma tentativa de alternância de autores/as brancos/as, negros/as, antigos/as, modernos/as, contemporâneos/as, “clássicos/as”, veteranos/as e iniciantes;
– As postagens não seguem o ritmo eventual do Instagram; a intenção é publicar os nomes mais conhecidos e/ou noticiados, de maneira a formar um “mosaico” de dados ou uma espécie de “dicionário” visual indicador de nomes e obras de vários estilos e tendências. Decerto, como o propósito da série não é ser exaustiva, alguns/algumas faltarão na série, infelizmente, seja porque não há retratos/imagens, seja porque escasseiam dados seguros de ano e local de nascimento, lista de obras, seja ainda porque é muito grande o número de pessoas que se dedicam à publicação de literatura (escrita criativa);
– As fontes para a recolha dos nomes são: Mapa da literatura brasileira feita no Espírito Santo, de Reinaldo Santos Neves (2019 – https://blog.ufes.br/neples/files/2019/10/Mapa-da-literatura-brasileira-feita-no-ES-de-Reinaldo-Santos-Neves.-1.pdf); Dicionário de escritores e escritoras do Espírito Santo, de Francisco Aurelio Ribeiro e Thelma Maria Azevedo (2008); rol de autores/as do site Tertúlia: livros e autores do Espírito Santo, de Pedro J. Nunes (2005-), e do Estação Capixaba, de Maria Clara Santos Neves (2015-); Notícias da atual literatura brasileira (2020, v. 1), de Vitor Cei et. al., além de notícias de jornal, do site da Secult-ES, do catálogo de editoras etc.

      

No dia 23 de março de 2021:

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO Fernão

Número 7 – 2022/1 Portfólio Adilson Vilaça

Número 8 – 2022/2 Portfólio Ester Abreu Vieira de Oliveira

A Fernão, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo está recebendo textos para os números 7 e 8 referentes ao período de janeiro a junho (1º semestre) e de julho a dezembro (2º semestre) de 2022.

Quatro seções comporão o periódico:

  1. Portfólio: receberá artigos sobre a obra literária de Adilson Vilaça (para o número 7) e de Ester Abreu Vieira de Oliveira (para o número 8).
  2. Memória: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) propostas de reedição de estudos antigos e fora de circulação, de temática diversa, na área de Estudos Literários voltados para a literatura brasileira do Espírito Santo.
  3. Seleta: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradoras/es) recolhas ou antologias de textos literários antigos, manuscritos, editados e inéditos, de diferentes épocas da literatura brasileira do Espírito Santo.
  4. Resenha: publicará comentários críticos a respeito de livros literários de autoras/es nascidas/os ou residentes no Espírito Santo, ou de livros críticos e historiográficos sobre a literatura brasileira do Espírito Santo, desde que publicados de 2017 em diante.

Entenda-se como literatura brasileira do Espírito Santo, para fins de publicação na Fernão, tanto aquela feita por autor/a natural do Espírito Santo que, aqui ou fora daqui, tenha produzido no todo ou em parte a sua obra, como o/a que, natural de outros estados ou de outros países, tenha entre nós produzido e publicado obra literária.

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo Word exclusivamente para o e-mail neples.ppgl@gmail.com até o dia 7 de março de 2022.

Serão aceitos e publicados trabalhos de especialistas, mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os, doutoras/es, além de graduandas/os e graduadas/os em coautoria com algum/a desses/as pesquisadores/as, que sejam aprovados pelas/os pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais, em anexo.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO
Chamada Até 7 de março de 2022
Envio dos trabalhos aos pareceristas 10 de março
Emissão de parecer De 10 de março a 12 de abril
Envio dos pareceres aos colaboradores 13 de abril
Revisão dos trabalhos pelos colaboradores De 13 de abril a 13 de maio
Editoração do número 7 Maio-junho
Publicação eletrônica do n. 7 Julho
Editoração do número 8 Outubro-novembro
Publicação eletrônica do n. 8 Dezembro

Editores do número 7:

Flávio Carneiro        (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Paulo R. Sodré          (Universidade Federal do Espírito Santo)

Vitor Cei                    (Universidade Federal do Espírito Santo)

Editor/as do número 8:

Maria Mirtis Caser   (Universidade Federal do Espírito Santo)

Miguel Zugasti          (Universidad de Navarra)

Silvana Pinheiro       (Secretaria da Educação do Espírito Santo)

Editor-gerente do Periódico:

Sérgio da Fonseca Amaral (Universidade Federal do Espírito Sant

Eis o link para a chamada:

Chamada de trabalhos para a revista Fernão n. 7 e 8, 2022

No dia 13 de outubro de 2020:

No dia 18 de setembro de 2020:

Em decorrência da situação de pandemia e isolamento social, modificamos o formato do Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba, realizado bianualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples).Assim sendo, como exposto na nova chamada de trabalhos divulgada no Blog do Neples e na página do PPGL, tivemos a Live do escritor e dramaturgo Wilson Coêlho sobre o teatro de Amâncio Pinto Pereira. A palestra “Amâncio Pereira e o teatro” no dia 18 de setembro, às 10h, no canal do PPGL no Youtube, com a presença do coordenador do PPGL, Vitor Cei, do palestrante Wilson Coêlho e do coordenador do Neples, Sérgio da Fonseca Amaral.

No dia 22 de junho de 2020:

ALTERAÇÃO DA CHAMADA para inscrição de trabalhos para o Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário sobre o(a) Autor(a) Capixaba

Em decorrência da situação de pandemia e isolamento social, que atualmente vivenciamos, decidimo-nos por modificar o formato do Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba, que o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realizaria presencialmente no dia 18 de setembro de 2020, sexta-feira, com sessões nos turnos da manhã, tarde e noite.

Assim sendo, apresentamos-lhes a nova chamada de trabalhos: submissão, até 21 de setembro, de textos em forma de artigo para publicação, se aprovados pela comissão organizadora e/ou pareceristas ad hoc, no e-book Brav@s companheir@s e fantasmas 9: estudos críticos sobre o(a) autor(a) capixaba, a ser lançado provavelmente em 2021.

Nova chamada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – IX Seminário sobre o autor capixaba. 2020

No dia 7 de abril de 2020:

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO 2021

Fernão, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo está recebendo textos para os números 5 referentes ao período de janeiro a junho (1º semestre) e de julho a dezembro (2º semestre) de 2021. Quatro seções comporão o periódico:

  1. Portfólio: receberá artigos sobre a obra de Luiz Guilherme Santos Neves (n. 5) e Andréia Delmaschio (n. 6).
  2. Memória: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradores) propostas de reedição de estudos antigos e fora de circulação, de temática diversa, na área de Estudos Literários voltados para a literatura do Espírito Santo.
  3. Seleta: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá recolhas ou antologias de textos literários antigos, manuscritos, editados e inéditos, de diferentes épocas da literatura do Espírito Santo.
  4. Resenha: publicará comentários críticos a respeito de livros literários de autores nascidos ou residentes no Espírito Santo, ou de livros críticos e historiográficos sobre a literatura do Espírito Santo, desde que publicados de 2016 em diante.

Entenda-se como Literatura do Espírito Santo, para fins de publicação na Fernão, tanto aquela feita por autor(a) natural do Espírito Santo que, aqui ou fora daqui, tenha produzido no todo ou em parte a sua obra, como o(a) que, natural de outros estados ou até mesmo de países estrangeiros, tenha entre nós produzido obra literária.

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo Word exclusivamente para o e-mail neples.ppgl@gmail.com até o dia 8 de março de 2021.

Serão aceitos e publicados trabalhos de especialistas, mestranda(o)s, mestra(e)s, doutoranda(o)s, doutora(e)s, além de graduanda(o)s e graduada(o)s em coautoria com algum(a) dessa(e)s pesquisadora(e)s, que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais, em anexo.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO
Chamada Até 8 de março de 2021
Envio dos trabalhos aos pareceristas 10 de março
Emissão de parecer De 10 de março a 12 de abril
Envio dos pareceres aos colaboradores 13 de abril
Revisão dos trabalhos pelos colaboradores De 13 de abril a 13 de maio
Editoração do número 5 Maio-junho
Publicação eletrônica do n. 5 Julho
Editoração do número 6 Outubro-novembro
Publicação eletrônica do n. 6 Dezembro

Editores do número 5:

Luiz Cláudio Kleaim (Universidad del Norte, Colômbia), Nelson Martinelli Filho (Universidade Federal do Espírito Santo) e Wilberth Salgueiro (Universidade Federal do Espírito Santo)

Editores do número 6:

Eduardo F. Hopkins Rodriguez (Pontificia Universidad Católica del Perú), Ester Abreu Vieira de Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo) e Maria Mirtis Caser (Universidade Federal do Espírito Santo)

Editor-gerente do Periódico:

Sérgio da Fonseca Amaral (Universidade Federal do Espírito Santo)

Eis a chamada com mais informações:

Chamada de trabalhos para revista Fernão n. 5 e 6, 2021-1 e 2021-2

No dia 7 de dezembro de 2019

No dia 23 de outubro de 2019

Está aberta a chamada para publicação nos números 3 e 4 da revista Fernão, referentes ao período de janeiro a junho (1º semestre) e de julho a dezembro (2º semestre) de 2020. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail neples.ppgl@gmail.com até 28 de fevereiro. Quatro seções comporão os números do periódico:

  1. Portfólio: receberá artigos sobre a obra de Elisa Lucinda (n. 3) e Sérgio Blank (n. 4).
  2. Memória: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá (de colaboradores) propostas de reedição de estudos antigos e fora de circulação, de temática diversa, na área de Estudos Literários voltados para a literatura do Espírito Santo.
  3. Seleta: publicará (por parte de seus editores) e/ou receberá recolhas ou antologias de textos literários antigos, manuscritos, editados e inéditos, de diferentes épocas da literatura do Espírito Santo.
  4. Resenha: publicará comentários críticos a respeito de livros literários de autores nascidos ou residentes no Espírito Santo, ou de livros críticos e historiográficos sobre a literatura do Espírito Santo, desde que publicados de 2016 em diante.

Eis a chamada com outras informações e orientações: Chamada de trabalhos para revista Fernão n. 3 e 4, 2020-1 e 2020-2

No dia 10 de outubro de 2019

Está aberta a chamada para inscrição de trabalhos para o Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário sobre o(a) Autor(a) Capixaba, que o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realizará no dia 18 de setembro de 2020, sexta-feira, com sessões nos turnos da manhã, tarde e noite.

Eis a chamada com informações e orientações:

Chamada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – IX Seminário sobre o autor capixaba. 2020

O homenageado dessa edição é Amâncio Pinto Pereira, dramaturgo (1862-1918).

cujos dados biobibliográficos apresentamos:

“AMÂNCIO PINTO PEREIRA                                                                                                    Nasceu em Vitória, ES, em 8 de abril de 1862. Faleceu em Vitória, em 13 de agosto de 1918. Professor. Ainda estudante, isto é, aos 16 anos de idade, fundou, juntamente com outros colegas, o Clube Saldanha Marinho, de feição republicana, manifestando-se, desde moço, em favor da abolição da escravatura através da imprensa de sua província. Foi fundador e redator de dois jornais: Sete de Setembro e a Gazeta Literária, além de haver colaborado nas seguintes folhas: O Espírito-santense, Gazeta da Vitória, Gazeta do Itapemirim, Pyrilampo, Comércio do Espírito Santo, Echo da Lavoura, Autonomista, A Tribuna, Jornal Oficial, Diário da Manhã, Nova Senda, Regeneração, Meteoro, O Semanal, O Lidador, O Combate, Alvorada, A Ordem e na revista humorística O Olho, de Luiz de Fraga Santos e Aristóteles da Silva Santos. Publicou, abrangendo desde trabalhos didáticos até peças teatrais, os seguintes livros: Noções abreviadas de Geografia e História do Espírito Santo, em cinco edições, a primeira datada de 1894 e adotada, como as demais, pela Diretoria da Instrução Pública local; Almanaque do Espírito Santo, em dois volumes, o primeiro em 1898, e o segundo, edição póstuma, em 1919; Traços biográficos, 1897; Folhas avulsas, 1895; Folhas dispersas, 1896; Humorismos, contos, 1897, Benevente, cidade de Anchieta, s/ data; Na lua de mel, comédia,  1895; O tio Mendes, comédia, 1897; O  engrossa: Virou-se contra o feiticeiro, comédia,  1890; Apuros de um marido, comédia em  um ato; Jorge ou perdição de  mulher; novela; Homens e coisas do  Espírito Santo, em dois volumes, o primeiro datado de 1897 e o segundo em  edição póstuma; Datas espírito-santenses, em dois volumes, o primeiro publicado em 1909 e o segundo em edição póstuma. Deixou vários trabalhos inéditos (peças teatrais, operetas infantis e um romance). Pertenceu à Societé Academique de Histoire Internacionale de Paris, ao Instituto Histórico da Bahia, ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, ao Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Segundo Oscar Gama [Filho, em Teatro romântico capixaba {1987}], foi o primeiro dramaturgo brasileiro a escrever peças teatrais dedicadas ao público infantil”.

In: RIBEIRO, Francisco Aurelio; AZEVEDO, Thelma Maria. Dicionário de escritores e escritoras do Espírito Santo. Vitória: Academia Espírito-santense de Letras, 2008. p. 183.

No dia 9 de julho de 2019,

o Neples participou do evento Semana Maria Antonieta Tatagiba – 2019, a convite de Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia Maria Antonieta Tatagiba; de Ana Maria da Silva, diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo, e de Renata Bomfim, presidenta da Academia Feminina Espírito-santense de Letras.

Palestraram sobre a poeta de São Pedro do Itabapoana Anaximandro Amorim, Ester de Oliveira e Paulo R. Sodré.

Publicação do número inaugural da Fernão, revista do Neples

Está disponível no Portal de Periódicos da Ufes o número 1 da revista do Neples, com portfólio dedicado a Reinaldo Santos Neves. Para acessá-la clique no link http://periodicos.ufes.br/fernao/issue/view/977

Acervo bibliográfico do Neples

   

Iniciamos a divulgação, no link Acervo bibliográfico, da listagem de títulos que constam do acervo do Neples. Inicialmente, arrolamos as coleções (Letras Capixabas, da Ufes; Almeida Cousin, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Palavras da Cidade, Escritos de Vitória e Roberto Almada, da Prefeitura Municipal de Vitória; Projeto Nossolivro, da Rede Gazeta de Comunicações); mais adiante, as referências do acervo geral (literatura, estudos críticos, periódicos etc.) serão publicadas.

No encerramento do Brav@s VIII,

em 19 de junho de 2018, na Ufes, foi anunciado pelo Neples que o homenageado do próximo seminário será Amâncio Pinto Pereira, polígrafo considerado o primeiro autor brasileiro a dedicar peças teatrais ao público infantil.

Apresentamos seus dados biobibliográficos, de maneira a estimular possíveis pesquisas a seu respeito de sua diversificada obra:

“AMÂNCIO PINTO PEREIRA                                                                                                    Nasceu em Vitória, ES, em 8 de abril de 1862. Faleceu em Vitória, em 13 de agosto de 1918. Professor. Ainda estudante, isto é, aos 16 anos de idade, fundou, juntamente com outros colegas, o Clube Saldanha Marinho, de feição republicana, manifestando-se, desde moço, em favor da abolição da escravatura através da imprensa de sua província. Foi fundador e redator de dois jornais: Sete de Setembro e a Gazeta Literária, além de haver colaborado nas seguintes folhas: O Espírito-santense, Gazeta da Vitória, Gazeta do Itapemirim, Pyrilampo, Comércio do Espírito Santo, Echo da Lavoura, Autonomista, A Tribuna, Jornal Oficial, Diário da Manhã, Nova Senda, Regeneração, Meteoro, O Semanal, O Lidador, O Combate, Alvorada, A Ordem e na revista humorística O Olho, de Luiz de Fraga Santos e Aristóteles da Silva Santos. Publicou, abrangendo desde trabalhos didáticos até peças teatrais, os seguintes livros: Noções abreviadas de Geografia e História do Espírito Santo, em cinco edições, a primeira datada de 1894 e adotada, como as demais, pela Diretoria da Instrução Pública local; Almanaque do Espírito Santo, em dois volumes, o primeiro em 1898, e o segundo, edição póstuma, em 1919; Traços biográficos, 1897; Folhas avulsas, 1895; Folhas dispersas, 1896; Humorismos, contos, 1897, Benevente, cidade de Anchieta, s/ data; Na lua de mel, comédia,  1895; O tio Mendes, comédia, 1897; O  engrossa: Virou-se contra o feiticeiro, comédia,  1890; Apuros de um marido, comédia em  um ato; Jorge ou perdição de  mulher; novela; Homens e coisas do  Espírito Santo, em dois volumes, o primeiro datado de 1897 e o segundo em  edição póstuma; Datas espírito-santenses, em dois volumes, o primeiro publicado em 1909 e o segundo em edição póstuma. Deixou vários trabalhos inéditos (peças teatrais, operetas infantis e um romance). Pertenceu à Societé Academique de Histoire Internacionale de Paris, ao Instituto Histórico da Bahia, ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, ao Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Segundo Oscar Gama [Filho, em Teatro romântico capixaba {1987}], foi o primeiro dramaturgo brasileiro a escrever peças teatrais dedicadas ao público infantil”.

In: RIBEIRO, Francisco Aurelio; AZEVEDO, Thelma Maria. Dicionário de escritores e escritoras do Espírito Santo. Vitória: Academia Espírito-santense de Letras, 2008. p. 183.

No dia 19 de junho de 2018,

terça-feira, ocorreu o Brav@s Companheir@s e Fantasmas: VIII Seminário sobre o(a) Autor(a) Capixaba, na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

No dia 29 de maio de 2018,

o Neples participou do evento Encontro com a Literatura Tcheca, a convite da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) e do Consulado Honorário da República Tcheca de Vitória.