Eventos

Chamada para o Brav@s Companheir@s e Fantasmas: XI Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba

Esta é uma chamada de trabalhos para o Bravos/as Companheiros/as e Fantasmas: XI Seminário S obre o/a Autor/a Capixaba, que o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realizará nos turnos da manhã e da noite do dia 20 de junho de 2024, quinta-feira.

Chamada revisada para publicação no livro referente ao Bravos X

Chamada revisada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – X Seminário sobre o autor capixaba. 2022

PROGRAMAÇÃO DO BRAVOS X 

IC-2 do CCHN-Ufes – 16 de setembro, sexta-feira, 2022

Programação Bravos X

Atenção à nova chamada de trabalhos para o evento Bravos/as X

Nova chamada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – X Seminário sobre o autor capixaba. 2022

Esclarecimentos:
1. O seminário Bravos/as X será realizado no dia 16 de setembro, apenas com palestras online de convidados/as no turno da manhã (2 palestrantes) e da noite (2 palestrantes). Divulgaremos mais adiante os títulos, os/as palestrantes que a comissão organizadora convidará e o link das respectivas lives.
2. A exemplo da edição de 2020, não haverá apresentação de mesas-redondas nem de sessões de comunicações. As pessoas que pretendiam expor seus trabalhos deverão, se assim o desejarem, enviar-nos seus trabalhos completos exclusivamente para publicação no volume já tradicional do Neples, que reúne a produção crítica recente acerca de autores/as capixabas.
Infelizmente, ainda não será desta vez que nos reuniremos presencialmente para discutir sobre a literatura brasileira produzida no Espírito Santo. Esperamos que isso ocorra na próxima edição.

Literaluta

DebatePapo

Atenção:

Em decorrência dos riscos de um evento presencial neste novo momento da pandemia, optou-se pela realização do DebatePapo de modo remoto.

Contamos com sua compreensão.

O PPGL e o @neples.ppgl promovem DebatePapo presencial com o Prof. Dr. João Claudio Arendt. A conferência propõe suscitar, inicialmente, o debate sobre o regionalismo como categoria tradicional utilizada para classificar, analisar e valorar obras de ambiência rural. Em seguida, aborda a regionalidade e suas contribuições teóricas para o estudo das literaturas regionais. A apresentação culmina com a “teoria dos pontos nodais” enquanto estratégia metodológica para a escrita de histórias literárias regionais. O DebatePapo será uma prévia da disciplina Tópicos especiais B: Historiografia literária, regionalidade e meio ambiente, que será ministrada online pelos Professores João Claudio Arendt e Adaylson Vasconcelos (pós-doutorando) no semestre letivo 2022-1.

Atenção:  Serão obrigatórios o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação (duas doses). Vagas limitadas – ordem de chegada.

Literaluta

Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba

Em decorrência da situação de pandemia e isolamento social, modificamos o formato do Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba, realizado bianualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples).

Assim sendo, como exposto na nova chamada de trabalhos divulgada no Blog do Neples e na página do PPGL, duas atividades serão desenvolvidas:

1. Publicação do e-book Brav@s companheir@s e fantasmas 9: estudos críticos sobre o(a) autor(a) capixaba, a ser lançado provavelmente em 2021. A submissão de textos em forma de artigo (de no máximo 30 páginas) para compor o livro eletrônico deverá ser feita até 04 de outubro 2020 (prorrogado).2. Live do escritor e dramaturgo Wilson Coêlho sobre o teatro de Amâncio Pinto Pereira. A palestra ocorrerá no dia 18 de setembro, às 10h, no canal do PPGL no Youtube.

ALTERAÇÃO DA CHAMADA PARA O BRAVOS IX

Em decorrência da situação de pandemia e isolamento social, que atualmente vivenciamos, decidimo-nos por modificar o formato do Brav@s Companheir@s e Fantasmas: IX Seminário Sobre o(a) Autor(a) Capixaba, que o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realizaria presencialmente no dia 18 de setembro de 2020, sexta-feira, com sessões nos turnos da manhã, tarde e noite.

Assim sendo, apresentamos-lhes a nova chamada de trabalhos: submissão, até 04 de outubro (prorrogado), de textos em forma de artigo para publicação, se aprovados pela comissão organizadora e/ou pareceristas ad hoc, no e-book Brav@s companheir@s e fantasmas 9: estudos críticos sobre o(a) autor(a) capixaba, a ser lançado provavelmente em 2021.

Nova chamada de trabalhos para o Bravos companheiros e fantasmas – IX Seminário sobre o autor capixaba. 2020

ENTREVISTA COM SÉRGIO BLANK

O poeta/professor Orlando Lopes e o poeta/jornalista Caê Guimarães entrevistaram o poeta Sérgio Blank, abordando sua vida e obra. O bate-papo foi gravado no Trapiche Gamão, em Vitória – ES, no dia 07 de dezembro de 2019. Produção de Vitor Cei. Promoção: Fernão: Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples).

https://youtu.be/w2wW7tPQTGI

2018

Eventos anteriores:

2016

2014

2012

2010

2008

2006

2004