Suplementação com Proteínas: Whey Protein x Proteína isolada de Soja

Já é bem conhecido o fato de a proteína do soro do leite, o whey protein, ser uma proteína de absorção extremamente rápida. Desta forma, no meio fitness, costuma-se utilizar este suplemento para o ganho de massa muscular, consumido principalemnte no período pós-treino, onde o estímulo para a síntese protéica muscular é maior com a ingestão de aminoácidos/proteínas.

Bem, mas e a proteína da soja? Ela é uma proteína de bom valor biológico, apesar de menor e de mais lenta absorção que o whey protein. Mas será que promove os mesmo resultados?

Para tentar elucidar esta questão, Brown e colaboradores fizeram uma pesquisa. Eis o resumo dela (tradução livre):

Backgroud: Existe um certo concenso entre os praticantes de treinamento de força de que a proteína da soja é inferior ao whey na promoção do ganho de massa muscular. Este estudo realizou uma comparação direta entre estas duas fontes protéicas aliadas ao treinamento de força.

Métodos: O ganho de massa corporal magra foi examinada em homens de uma turma de universitários envolvidos notreinamento de força que receberam diariamente barras protéicas contendo proteína de soja ou whey (33g de proteína/dia, 9 indivíduos em cada grupo, n=9). O treinamento com pesos consistiu em exercícios com poucas repetições (alta intensidade). Um grupo (9 indivíduos) realizou o mesmo protocolo de treino, mas não recebeu suplementação alguma (grupo controle)

Resultados: Tanto o grupo que recebeu proteína de soja quanto o que recebeu whey mostraram ganhos na massa corpora magra, ao contrário do grupo controle que não obteve ganhos. O grupo da Soja também mostrou efeitos benéficos no estado antioxidante do corpo.

Figura 1: Massa corporal magra antes e após o tratamento.

Figura 2: Porcentagem na mudança da massa corporal magra.

Figura 3: Status antioxidante plasmático

Conclusões: A suplementação com barras a base de whey ou proteína de soja induzem, de forma semelhante, ao aumento da massa muscular, mas a soja mostrou o benefício adicional de preservar dois aspectos da função antioxidante do organismo.

É claro que não devemos tirar conclusões definitivas com base em um ou poucos estudos. De qualquer forma, este trabalho já nos faz refletir sobre as diferenças nas fontes protéicas para se realizar uma suplementação.

Referência:
Brown EC, DiSilvestro RA, Babaknia A, Devor ST. Soy versus whey protein bars: effects on exercise training impact on lean body mass and antioxidant status. Nutr J. 2004 Dec 8;3:22.

Sobre Lucas Guimarães Ferreira

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Esta entrada foi publicada em dieta vegetariana, musculação, nutrição, suplementação, treinamento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.