Suplementação com Tribulus Terrestris

Muitas pessoas vêm utilizando um suplemento alimentar chamado Tribulus Terrestris. Com base em alguns estudos que mostraram aumento dos níveis de testosterona, a utilização se baseia na busca do aumento dos níveis deste hormônio anabólico, para aumento de força e massa musculares. Mas será que este efeito é mesmo observado?

Vejamos o que dizem sobre este suplemento:

“O Tribulus Terrestris erva natural, comumente conhecida como a videira da punctura (picada ou ferimento feito com punçăo) que tem sido usada durante séculos na Europa para tratamento da impotência e como um estimulante para ajudar a aumentar o impulso e o desempenho sexual. Como apoio atlético, esta potente erva tem sido observada e estudada para realçar a produçăo do LH (hormônio luteinizante) e impulsionar os níveis de testosterona. Este poderoso extrato, como DHEA e Androstenediona, pode ajudar a elevar os níveis de testosterona sem perigo e seus efeitos tęm sido cobiçados pelos atletas búlgaros durante décadas.

Ao aumentar as concentraçőes plasmáticas de testosterona, aumenta também produçăo de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com os conseqüentes ganhos de força.” (Fonte: www.plenaformasaude.com.br).

Vamos analisar 2 estudos controlados, em humanos, que investigaram seus efeitos sobre o ganho de massa muscular:

No estudo de Antonio e colaboradores (2000), 15 indivíduos foram divididos em 2 grupos e receberam T. Terrestris (3,21 mg/kg de peso por dia) ou placebo. Depois de 8 semanas, nas quais estes indivíduos seguiram um treinamento de força, não houve diferenças entre os grupos no ganho de peso corporal e no percentual de gordura corpórea. No que diz respeito ao aumento de força, curiosamente o grupo que recebeu placebo apresentou melhoria de desempenho tanto em exercício de membros inferiores quanto de membros superiores, enquanto que o grupo que recebeu T. Terrestris apresentou melhoria de desempenho no exercício de pernas, somente. Os autores concluíram que a suplementação não promove melhoria na composição corporal, e nem no desempenho em exercício de força em homens treinados.

Um outro estudo, mais recente, de Rogerson e colaboradores (2007), com 22 jogadores de Rugby australianos os efeitos da suplemetação com T. Terrestris foi novamente investigado. Após 5 semanas de suplementação e treinamento de musculação, força e massa musculares aumentaram significativamente em todos os indivíduos, sem diferença entre os grupos. Foi concluído que o T. Terrestris não produziu o grande aumento de força e massa musculares que os fabricantes alegam.

Isso nos mostra que devemos sempre buscar embasamento científico antes de utilizarmos qualquer suplemento alimentar. Nem sempre o que os fabricantes alegam nos rótulos ocorre realmente. No caso específico do T. Terrestris, estes se utilizaram de estudos preliminares, com indivíduos destreinados, para divulgar este suplemento como altamente anabólico, produzindo ganhos de massa muscular. Acontece que o treinamento de força por sí só é um estímulo para a liberação de testosterona, e tal suplementação não parece promover efeitos aditivos.

Ainda prevalece o bom senso: treino, alimentação e respouso adequados. Suplementos podem ser bem-vindos, mas devemos sempre buscar respaldo em estudos controlados, prestando atenção para a segurança da suplementação e pensando primeiramente na nossa saúde.

Bons treinos!

Lucas Guimarães

Referências:

Rogerson et al. The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players. J Strength Cond Res. 2007 May;21(2):348-53.

Antonio et al. The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2000 Jun;10(2):208-15.

Sobre Lucas Guimarães Ferreira

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Esta entrada foi publicada em musculação, nutrição, suplementação, treinamento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Suplementação com Tribulus Terrestris

1. Clara disse:

Lucas já conversamos rapidamente pelo orkut, ( filho lucas vejetariano) esta semana fui leva-lo ao ortopedista, pois ao pular no treino de basquete, sentiu dor, tirou 2 chapas frente e lado, contudo o ortopedista achou a coluna dele reta demais, e com muita pouca massa muscular bom eu sempre fui alta e magra, e ele segue o seu dna, o medico me disse a importancia do alongamento, principalmente pois basquete tem um alto impacto, e fazer natação, vc concorda com a visão dele. Dou proteina para ele pela manha, com leite, ele come pouco, basicamante salada, arroz e feijão, pizza, queijo qualho, e sucos e frutas naturais. obrigada!