Determinación de emisiones de Gases de Efecto Invernadero (GEI) en una matriz energética sustentable mediante análisis de escenarios. Estudio de caso en zonas áridas con alto riesgo hídrico.
Semana 11 – Aula Síncrona 1 – Terça Feira dia 17 de Novembro, 19h. A aula será realizada a Avaliação A3. Temas compreendidos entre colisões e sistemas contrínuos de partículas.
Semana 11 – Aula Síncrona 2 – Quinta Feira dia 19 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Trataremos da estática de corpos rígidos, com destaque para alavancas. Trata-se de um conteúdo simples mas achei prudente dar destaque a ele pela sua pegada conceitual forte.
Semana 12 – Aula Síncrona 1 – Terça Feira dia 24 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Trataremos da cinemática de rotacional.
Semana 12 – Aula Síncrona 2 – Quinta Feira dia 26 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Trataremos de dinâmica rotacional.
Semana 13 – Aula Síncrona 1 – Terça Feira dia 01 de Dezembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Aula adicional apenas com exercícios envolvendo rotacões.
Semana 13 – Aula Síncrona 2 – Terça Feira dia 03 de Dezembro, 19h; A aula será realizada a Avaliação A4. Temas compreendidos entre Estática de Corpos Rígidos e Dinâmica Rotacional.
Leitura relacionada a aula: A parte de Estática consta em livros de ensino fundamental e médio. Nos livros de ensino superior geralmente tudo se resume a uma seção dedicada a estática. Então a leitura dos links e dos slides deve ser suficiente. Quem desejar, há uma seção de um livro texto sobre Rotação no Equilíbrio (que é a Estática). As partes de Cinemática e Dinâmica Rotacional são absolutamente consolidadas na maioria dos livros de Mecânica Elementar do Ensino Superior, escolha seu livro favorito e boa leitura. Nós seguiremos o livro do Física vol1 do Resnick * Halliday * Krane 5ª Ed.
Material de Ensino superior sobre Estática de Corpos Rígidos, veja aqui.
Material de Ensino médio sobre Estática, veja aqui.
Material de Ensino médio sobre Alavancas, veja aqui.
Material de Ensino fundamental sobre Alavancas, veja aqui.
Material de Específico de cinemática rotacional, veja aqui.
Material de Específico de dinâmica dinâmica, veja aqui.
Lista de Exercícios Sugeridos: Todos os exercícios são do Livro Física vol1 do Resnick * Halliday * Krane 5ª Ed. Estática de Corpos Extensos: Revisite os Problemas Resolvidos do 9.6, 9.7 e 9.8. Faça os Exercícios: 22, 23, 25, 27 e 29 (muito bom exercício). Cinemática Roacional: Multipla Escolha: 2, 4, 5, 7. Questões: 2, 5, 12, 14. Exercícios: 2, 3, 4, 9 (o mais legal), 13, 14, 17, 18. Problemas: 2. Dinâmica Rotacional:Multipla Escolha: 8. Questões: 4, 8, 16, 24,35. Exercícios: 19, 34
Exercícios de preparação e fixação: Os enunciados serão postados diretamente no Google Class Room. Semana 11 até 13 – Preparação 1, Preparação 2, Fixação.
Materiais gerados para aulas síncronas: Slides sobre Estática de Corpos Rígidos e Alavancas. Slides sobre Cinemática Rotacional. Slides sobre Dinâmica Rotacional. Slides de Exercícios..
Conteúdo complementar:
A utilização adequada das marchas de um automóvel ( e outros veículos com motor a combustão ou não) é um exemplo de aplicação dessa ciência.
Para estudar se divertindo: Algumas ilusões de ótica podem ser criadas usando a cinemática rotacional de alguma forma engenhosa. Existe toda sorte de pequenos truques, alguns são vistos apenas usando câmeras mas outros pode ser observados ao vivo.
Um bom resumo sobre o assunto pode ser encontrado aqui.
Semana 10 – Aula Síncrona 1 – Terça Feira dia 10 de Novembro, 19h. A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Sistemas com muitas partículas, abordagem para sistemas discretos usando centro de massa.
Semana 10 – Aula Síncrona 2 – Terça Feira dia 12 de Novembro, 19h; A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Exemplos de como calcular a posição do centro de massa para arranjos mais complexos.
Leitura relacionada a aula: Esse conteúdo é bastante consolidado em todas as bibliografias do Plano de Ensino. Sua exposição é feita geralmente junto do capítulo de Conservação da Quantidade de Movimento. Menos no livro do Tipler e Mosca que faz a parte específica do Centro de Massa no capítulo de Aplicações das Leis de Newton. Qualquer leitura é bem vinda, quem não tiver um livro favorito pode acessar os links abaixo.
Se você não sabe nem começar, tente esse link aqui, é para o nível de ensino médio. Mas saiba que ele não é suficiente, é apenas uma preparação.
Material sobre Sistemas de Partículas, veja no link.
Lista de Exercícios Sugeridos: Colisões: Toda a lista está no Cap 7 do Livro Física 1 – Resnick*Halliday*Krane 5ed.: Multipla Escolha 1,2,4, 7, 9, 11 e 12. Questões: 2, 4, 7, 10, 12*, 13. Exercícios: 1, 2, 3, 7,13, 16, 18. Problemas: 1, 3, 4. Link para Leitura Adicional relacionada aos exercícios, veja aqui. Não há necessidade de entregar, mas é bom fazer, nossas avaliações são inspiradas nesses exercícios.
Exercícios de preparação e fixação: Os enunciados serão postados diretamente no Google Class Room. Semana 10 – Preparação 1, Preparação 2, Fixação.
Materiais gerados para aulas síncronas: Slides sobre sistemas de Partículas discretos. Slides sobre Centro de Massa em sistemas com distribuição contínua de massa.
Conteúdo complementar:
Vídeo aulas com Exemplos de Problemas Envolvendo a Posição do Centro de Massa.
Para estudar se divertindo:
Esse é um conteúdo totalmente aberto. Então não há desculpas para não consumir.
O que o Coyote possivelmente é o maior cientista dos Desenhos Animados, para infelicidade dele, o poder do protagonismo é maior que o da ciência….
A animação acima mostra exatamente a situação da Questão 12( ela tem um asterisco na lista acima).
Qual a veracidade do que vemos na animação? Estaria o Coyote certo novamente?
Esse sistema de propulsão já foi alvo de muita discussão, e sua ciência é acessível mesmo para alunos de Ensino Médio, já que foi uma questão apresentada no ENEM 2018.
Semana 8 – Aula Síncrona 1 – Terça Feira dia 27 de Outubro, 18h – 19:30h será realizada a Avaliação Síncrona 2 (A2). Neste mesmo dia será dado início aos estudos de Colisões, entre às 19:45h e 21h. A aula será realizada pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema da aula: Nesta aula faremos o estudo inicial de Colisões. Abordaremos Impulso, Colisões Perfeitamente Inelásticas e Elásticas. Faremos exemplos e relacionaremos o que será exposto com o mundo real.
Semana 8 – Aula Síncrona 2 – Quinta-Feira dia 29 de Outubro de 2020; A aula ocorrerá às 19:30h pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o e-mail dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema das aulas: Começaremos o estudo de Sistemas de Partículas e Centro de Massa. Também estudaremos colisões no referencial do Centro de Massa.
Leitura relacionada a aula: Esse conteúdo é bastante consolidado em todas as bibliografias do Plano de Ensino. Sua exposição é feita geralmente junto do capítulo de Conservação da Quantidade de Movimento. Qualquer leitura é bem vinda, quem não tiver um livro favorito pode acessar os links abaixo.
Se você não sabe nem começar, tente esse link aqui, é para o nível de ensino médio. Mas saiba que ele não é suficiente, é apenas uma preparação.
O material a seguir é de nível superior, veja no link, e está mais próximo do que faremos em colisões. Não há necessidade de se preocupar com colisões bidimensionais ainda.
Lista de Exercícios Sugeridos: Colisões: Toda a lista está no Cap 6 do Livro Física 1 – Resnick*Halliday*Krane 5ed.: Multipla Escolha 1,2,3, 4 e 5. Questões: 3, 4, 9. Exercícios: 1, 4, 7,19, 20, 23,24,29. Link para Leitura Adicional relacionada aos exercícios, veja aqui. Não há necessidade de entregar, mas é bom fazer, nossas avaliações são inspiradas nesses exercícios.
Exercícios de preparação e fixação: Os enunciados serão postados diretamente no Google Class Room. Semana 8 – Preparação 1, Preparação 2, Fixação.
Teste ou Trabalho: Não há para esse tema.
Materiais gerados para aulas síncronas: Slides sobre colisões unidimensionais. Slides sobre Centro de Massa e colisões no referencial centro de massa de colisões. Slides sobre tópicos adicionais em colisões.
Conteúdo complementar:
Experimento com pêndulo balístico usando uma arma real. Está ai um ótimo problema real para ser resolvido.
Vídeo aula introdutória sobre Centro de Massa.
Para estudar se divertindo:
Esse é um conteúdo totalmente aberto. Então não há desculpas para não consumir.
No vídeo um professor de Física Alemão explica o Hóquei no gelo. Existe uma brutal simplificação de algumas contas, não sei dizer se é obra da tradutora ou do próprio professor que simplifica para o público. Isso importa pouco, pois o vídeo é divertido, ilustrativo e educativo.
Aula Síncrona 6 – Dias 13 de Outubro de 2020; Às 19:30h pelo aplicativo Jitsi meet Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula.
Tema da aula: Nestas aulas vamos abordar a Mecânica Newtoniana utilizando Trabalho e Energia. São conceitos que permeiam as ciência já antes de Galileu ou Newton, mas que só ganharam os contornos atuais no século 19, Isso em física clássica significa ser algo muito novo. Podemos destacar o Gaspard Coriollis como alguém chave, ele propôs a ideia do trabalho de uma força (o elo que liga as forças de Newton e o conceito de Energia elaborada por outros cientistas).
Aulas Síncronas 7 – Dias 20 e 22 de Outubro de 2020; Às 19:30h pelo aplicativo Skype. O link será enviado para o email dos alunos usando o Google Classroom, aproximadamente 30 min antes da aula. Tema das aulas: Na aula do dia 20 vamos complementar a aula da semana 6, falando de potência e resolvendo um exemplo.
Na aula do dia 22 falaremos de energia potencial e do princípio da conservação da energia. Novo material de Leitura foi postado para essa aula
Leitura relacionada a aula: Esse conteúdo é bastante consolidado em todas as bibliografias do Plano de Ensino. Sua exposição é feita geralmente após Leis de Newton, a exceção é o Livro Física 1, do Renick * Halliday * Krane, que apresenta o conteúdo mais tarde, após rotações. Qualquer leitura é bem vinda, mas o foco que eu darei é mais próximo do que encontramos no livro Física – Para Cientistas e Engenheiros de Tipler e Mosca 6 ed.
Materiais para Leitura das aulas dos dias 15 e 20: Download.
Materiais para Leitura da aula do dia 22: Download. Nota: Os arquivos estão armazenados no Google Drive institucional, então talvez seja necessário fazer login com e-mail institucional para conseguir acessar.
Lista de Exercícios: Cap 6 do Tipler e Mosca 6ed – 1,3,18, 34, 36, 37, 69, 74. Cap 7 do Tipler e Mosca 6 ed – 3, 5, 8, 29, 42, 65, 108. E outros a serem adicionados no Google Classroom. Não será necessário entregar.
Lista de exercícios adicional: Todos os exercícios resolvidos do seu livro texto favorito.
Teste ou Trabalho: Não há para esse tema.
Materiais gerados para aulas síncronas:Slides 1 e Slides 2 sobre Trabalho e Energia Cinética, Slides sobre Conservação da Energia. Você deve fazer download dos Slides, descompactar e abrir no seu navegador.
Conteúdo complementar:
Biografia do Gaspard Gustave Coriolis , acesse aqui.
Um pouco da história do Trabalho e Energia acessível ao ensino médio, acesse aqui.
Para estudar se divertindo:
Esse material é totalmente protegido por direitos autorais, então só poderá usufruir plenamente dele quem o adquirir. Por isso não é algo indispensável a disciplina, mas é divertido e isso é que importa nessa seção.
Já pensou em ter como Leitura Introdutória de algo um texto repleto de figuras e situações engraçadas. A série do Guia Mangá faz isso por você…na falta do material original, aqui um blog que faz uma resenha breve do Guia Mangá de Física – Mecânica Clássica.
Aula Síncrona 3 e 4 – Dias 29 de Setembro e 01 de Outubro de 2020; Ambas 19:30h pelo aplicativo Jitsi meet. O link será enviado para o email dos alunos usando o portal do professor e o Google Classroom, até 1h antes da aula.
Tema das aulas: Nestas aulas vamos falar abordar problemas a serem resolvidos em Dinâmica e Cinemática. Dando particular importância as máquinas simples usando polias. Também faremos a abordagem inicial sobre partículas pontuais que giram.
Leitura relacionada a aula: Na maioria dos livros, o conteúdo dessas aulas é fragmentado em 2 ou mais capítulos. As leituras que são mais próximas estão nos capítulos 4 e 5 do Livro Curso de Física Básica 1 do Moysés. E o capítulo 9 do livro Lições de Física do Feynman. Visando condensar em um documento, fiz um apanhado das principais ideias e as digitei no documento identificado em Notas de aula. Os demais documentos são para auxiliar seu estudo. Todos os conteúdos devem ser estudados com antecedência, os 3 primeiros para a aula de terça feira e o quarto documento “Elementos do Movimento Circular” será essencial para aula de quinta feira.
Elementos do Movimento Circular: Download. Nota: Os estão armazenados no Google Drive institucional, então talvez seja necessário fazer login com e-mail institucional para conseguir acessar.
Lista de Exercícios: Lista de Exercício para entrega foi postada no Google Classroom. Lista de exercícios adicional: Todos os exercícios de fixação das notas de aula.
Teste ou Trabalho:Acesse por aqui o trabalho computacional T2. Você deve fazer parte do grupo da UFES no Google para poder acessar este arquivo.
Matéria da Super Interessante sobre Richard Feynman, acesse aqui.
Para estudar se divertindo:
No desenho infantil Peppa Pig, temos uma porquinha rosa (certamente) inglesa que vive aventuras do dia dia. Em um dado, episódio da 5ª Temporada, chamado “A Chave Perdida”, o pai da Peppa deixa cair em um poço as chaves do carro da família.
Com a finalidade de montar uma estratégia para resgatar a chave do Papai Pig, a dona Coelha (faz tudo do desenho) joga uma pedra no poço e aguarda ela bater no fundo, dessa forma eles esperam estimar a profundidade do poço.
No desenho, a ideia serve para categorizar o poço (raso, fundo, muito fundo), mas de fato a engenhosa estratégia da Dona Coelha é cientificamente relevante e consta como exercício em diversos livros texto que abordam cinemática elementar.
O conteúdo não é de acesso livre, seu repositório atual é a Netflix e a Discouvery Kids. Não se trata de um conteúdo indispensável para disciplina. Mas é divertido.
Aula Síncrona 2 – Dia 17 de Setembro 2020 – 19:30h pelo aplicativo Jitsi meet. O link será enviado para o email dos alunos usando o portal do professor e o Google Classroom, até 1h antes da aula.
Tema da aula: Nesta aula vamos falar brevemente sobre transformações de unidades, como um complemento da semana passada. E vamos focar mais pesadamente nas revisões de matemática que são pertinentes para disciplina Física A.
Leitura relacionada a aula: Capítulo correspondente a revisão de ferramentas matemáticas de qualquer dos livros da bibliografia básica. Esse capítulo não existe no Livro Física 1, Resnick * Halliday * Krane, 5ª ed. Se não dispor de nenhum seguem alguns links de boas fontes, não se assustem com a quantidade de fontes, eu optei pela diversidade e vocês não precisam ver tudo:
Sítio do e-fisica sobre o Matemática Elementar para Mecânica, do IF USP: Download.
Sítio do e-fisica sobre o Vetores para Mecânica, do IF USP, acesse por aqui.
Lista de Exercícios: Lista de Exercício para entrega foi postada no Google Classroom. Lista de exercícios adicional: Essa é aquela que não precisa ser entregue: Problemas 3.13, 3.16 , 3.23, 3.32, 3.43 do livro Fundamentos de Física 1 – Halliday * Renick * Walker – 8ª Ed.
Teste ou Trabalho: Não há novo trabalho ou teste.
Material Utilizado na aula síncrona:Acesse a pasta Google Drive . Acessível apenas para membros do grupo UFES do Google Drive.
Conteúdo complementar:
Sítio do IMPA sobre toda a revisão de funções e cálculo básico (toneladas de material que pode ajudar nas aulas de cálculo), veja aqui.
Simulação sobre o corte ideal de pizzas em formatos exóticos, veja aqui.
Artigo que revisita o ensino de cálculo no Brasil, talvez vocês se identifiquem, veja aqui.
Dissertação de Mestrado sobre o cálculo no ensino médio Brasileiro, veja aqui, pode ler só os capítulos 1 e 2.
Para estudar se divertindo: O conteúdo não é de acesso livre, apesar de poder ser assistido legalmente pelo Crunchyroll. Não se trata de um conteúdo indispensável para disciplina.
Vou dar o contexto da coisa, nesse anime acompanhamos um grupo de estudantes secundaristas do curso de SUPER HÉROIS da melhor escola de SUPER HÉROIS do Japão. E nesse episódio esse pessoal tem de resolver uma integral definida em uma aula. Esso levanta várias questões interessantes, a primeira delas é o eterno “para que eles vão precisar disso?”, ou “isso tem resposta mesmo?”, entre outras…
No Brasil já se estudou isso no ensino médio, e eu coloquei material sobre isso acima, no Japão isso é tão comum que aparece até em animes de luta para garotada.
Aula Síncrona 1 – Dia 10 de Setembro 2020 – 19:30h pelo aplicativo Google Meet Jitsi meet. O link será enviado para o email dos alunos usando o portal do professor, 1h antes da aula.
Tema da aula: Nesta aula vamos discutir detalhes do plano de ensino e fazer uma aula inicial bem leve sobre sistemas de unidades e medidas em Física e outras ciências.
Leitura relacionada a aula: Capítulo correspondente ao sistema de unidades de qualquer dos livros da bibliografia básica. Se não dispor de nenhum seguem alguns links de boas fontes:
Resumo de Sistema Internacional do INMETRO: Download
Sítio do e-fisica sobre o assunto, do IF USP, seções 1,3,4 e 5, acesse por aqui.
No Teste 1 há menção linhas da lista de itens aleatórios, essa lista é feita digitando tudo e embaralhando aleatoramente cada coluna. Isso foi feito para que houvesse diversidade itens pesquisados e comparados. Como existem níveis de dificuldade para localizar informações, essa parecia a escolha mais justa (deixar o acaso decidir quem pega pesquisa fácil e quem pega pesquisa difícil).
Caso seu número de matrícula não esteja na lista envie um e-mail para mim usando seu login-unico@edu.ufes.br.
Material Gerado Para Aula 1: Foi discutido o plano de ensino.
Conteúdo complementar:
Mudança recente nos padrões do Sistema Internacional, veja aqui.
O padeiro moderno, com trena, balança digital e planilha eletrônica, veja no youtube.
Um pouco do sistema de medidas inglês, veja aqui, é superinteressante.
Para estudar se divertindo: O conteúdo não é de acesso livre, portanto não se trata de um conteúdo indispensável para disciplina. Mas é divertido e essa é a ideia do tópico.
Quem tiver meios para tanto, assista ao episódio 24 da 5ª Temporada de Jovens Titãs em Ação! O título é O Sistema Métrico Contra a Liberdade, é impagável e com informações suficientemente verdadeiras.
Os canais de acesso oficiais são a Netflix e o Cartoon Network. É possível encontrar por outros meios na internet, mas eu NÃO recomendo que vocês façam isso, pois pirataria é crime.