Violência e comunicação: o que acontece quando as palavras não bastam…

Faz algum tempo que ouvi falar sobre uma disseminação de episódios de violência entre pessoas próximas, jovens amigos ou casais de namorados. Pelo que me lembro, o fenômeno chama atenção porque é relativamente recente e possui causas atípicas, não completamente compreendidas. Entretanto, uma explicação apresentada tem por base um problema de comunicação: os jovens estão usando atos agressivos para comunicar sentimentos e emoções porque a expressão verbal não está sendo mais efetiva para tanto. Ou seja, para dar um exemplo, não basta o rapaz dizer para a namorada que não gostou da sua atitude na festinha, ele tem que dar um tapa na cara dela para ela entender a mensagem (ou para ele ter certeza de que ela entendeu).

Agora, parece que o mesmo fenômeno está acontecendo entre a população brasileira e os políticos: estão surgindo iniciativas/campanhas para as pessoas hostilizarem os políticos que encontrarem pelo caminho – e eu estou acreditando que esta tendência também pode ser explicada pelo fato dos políticos não estarem dando ouvidos às manifestações pacíficas de indignação da população sobre sua generalizada incompetência e exacerbada corrupção moral (i.e., como diz um velho ditado popular, por eles fazerem na vida pública o que fazem na privada).

Considerando que até namorados estão se agredindo para serem ouvidos, eu não duvido de que os brasileiros são capazes de fazer muito pior com os políticos se eles continuarem a nos desprezar e agirem como bandidos.

De minha parte, desejo justiça e paz.