O efeito Dunning-Kruger é o nome de um viés cognitivo caracterizado pela tendência das pessoas com baixa habilidade numa área/tarefa acreditarem que têm bom desempenho nela.
Esse viés é análogo ao fenômeno de pessoas mal informadas terem elevado grau de confiança no que sabem, ou que pensam saber.
Infelizmente, a população do Brasil possui fortes crenças significativamente erradas acerca de aspectos relevantes da realidade social* (Duffy, 2019), ou seja: temos muitas certezas, mas muitas delas estão erradas.
Esse fato deve estar relacionado a diversos fatores, mas parece importante a combinação de baixo nível de formação intelectual com acesso à Internet.

(* ) Exemplos de aspectos da realidade social em questão: proporção de mulheres adolescentes que são mães; proporção de adultos (com idades entre 25 e 34 anos) que moram com os pais; proporção de mulheres com cargos políticos; proporção de obesos na população; quantidade média de parceiros sexuais de homens e mulheres; proporção de encarcerados que são estrangeiros.
Referência
Bobby Duffy: Why We Are Wrong About Almost Everything. Basic Books: New York, 2019.