Globalização do Trabalho

Globalização!

Já foi o tempo em que os estudantes tinham razoável certeza de que poderiam trabalhar na mesma região em que estudavam, mesmo que sua profissão exigisse trabalho presencial.

Atualmente, um brasileiro com formação técnica de nível médio ou superior tem muitas possibilidades para obter emprego, mas elas estão espalhadas pelas cidades, estados do Brasil e países do mundo.

Para um jovem profissional, o mais provável de acontecer é que ele tenha que mudar da cidade natal ou de onde se profissionalizou para conseguir os melhores empregos na sua área, caso não seja possível trabalhar remotamente usando os recursos da Internet ou outro modo de comunicação a distância.

Ainda há fronteiras separando o trabalho dos trabalhadores, mas elas estão sendo reduzidas. Paralelamente ao aumento das oportunidades de trabalho, também tem aumentado a concorrência pelas vagas disponíveis. Talvez o saldo disso seja positivo, tal como  uma maior valorização da competência.

No Brasil, uma das obstruções para os brasileiros obterem trabalho em outros países é a falta de fluência em línguas estrangeira – um dos muitos de nossos problemas educacionais…

A BBC, rede de comunicação inglesa, lançou uma página na Internet com informações sobre “os 20 profissionais estrangeiros mais procurados” por diversos países do mundo. Destacam-se profissionais nas áreas de saúde e engenharias, inclusive tecnologia de informação:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130326_wanted_migrants_clickable.shtml

São Mateus – ES, 5/04/2013

Atualizações

[27/05/2013] Falando sobre o trabalho nas indústrias de produção de energia eólica, o executivo José Luis Menghini diz que o engenheiro tem que ser fluente em línguas estrangeiras: “Na parte de compras, todas as línguas são importantes, até o russo e o mandarim”; além disso, ele destaca a importância da disposição para viajar: “Não conheço nenhum parque eólico que fique perto da avenida Paulista”. Fonte: Dauro Veras (Valor Econômico): Carreiras que vão de vento em popa. JC e-mail 4727, de 16 de Maio de 2013. Link!

Deixe um comentário