Bom professor? Somente se foi bom estudante…

A professora Jonilda leciona no interior da Paraíba e consegue ensinar Matemática com sucesso. Dentre seus frutos já se contam 22 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Jonilda se destaca como professora, mas acho que ela teve mais mérito por ter sido uma excelente estudante (no seu curso de graduação) – pois foi quando realmente superou o ciclo vicioso do “ensino ruim”:

“Eu aprendi a matemática com o cálculo “pronto”. Quando fui fazer a licenciatura e o curso exigia que eu escrevesse para justificar os cálculos, sofri muito para aprender isso.” [*]

> Fonte: Agência Senado: Com aulas práticas, alunos do interior da Paraíba se destacam em olimpíada de matemática. JC e-mail 4727, de 16 de Maio de 2013. Link!

— II —

O professor João Rosa Borges tem usado com sucesso um método para incentivar alunos a estudar Matemática baseado na promoção dos estudantes com maior redimento. Isso pode ser controverso, mas acho válido.

> Fonte: Correio Brasiliense (DF): Eles são cobras em Matemática: Método motivacional de professor busca despertar maior interesse dos alunos pelos números e cálculos. Todos Pela Educação, 26 de Maio de 2013. Link!