Brasil (Im)potência: descaminhos

Por que o Brasil não deslancha? Há muitas razões para nosso atraso, mas destacam-se a politicagem, a corrupção e a qualidade ruim da educação.

• Educação desqualificada
  1. A educação técnica e superior não estão em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho:
    > Valor Econômico (SP): A falta de sintonia entre escolas, jovens e empresas: Mona Mourshed, da McKinsey, diz que escolas não fazem pontes para alunos. Todos Pela Educação, 26 de Maio de 2013. Link!
  • Planos estratégicos equivocados
  1. Política Energética
    > R.C. de Cerqueira Leite: O poder do pré-sal. JC e-mail 4725, de 14 de Maio de 2013. Link! Não tenho competência para afirmar (como R.C. de Cerqueira Leite) que a política energética do Brasil está equivocada em sua ênfase no petróleo, mas dá para desconfiar pelo fato dessa fonte de energia ser muito poluente e possuir elevado risco ambiental. Além disso, não é paradoxal que o governo agora venha fazer propaganda para os brasileiros substituirem a gasolina por etanol como combustível para seus automóveis?
    > Editorial do Jornal O Estado de São Paulo de 14/05: Belo Monte, atrasada e cara. JC e-mail 4725, de 14 de Maio de 2013. Link!
    > Marcelo Leite: Pesquisa reforça desconfiança de que novas barragens chegarão ao Xingu. JC e-mail 4725, de 14 de Maio de 2013. Link!