Matemática: fascinante e fundamental

A Matemática é fascinante e esse fascínio leva muitas pessoas a se dedicarem a seu estudo e desenvolvimento. Mas não é por causa do fascínio pela Matemática que a sociedade paga os matemáticos e custeia suas despesas com pesquisa: é por causa das suas inumeráveis aplicações na ciência, tecnologia, engenharia, comunicação, economia, administração,…

De fato, nossa sociedade tecnológica tornou-se tão dependente da Matemática que atualmente é impossível conceber a humanidade persistindo sem ela, a não ser imaginando a ocorrência de um cataclismo mundial que deixe relativamente poucos de nós vivos!

“Nem sempre esta relação da matemática com outras ciências é clara, nem é ela que guia o trabalho dos matemáticos, mais atraídos por questões de estética e beleza, mas essa influência de suas descobertas em outras áreas costuma aparecer, nem que seja muitos anos depois. A verdade é que, se a matemática parar, a física, a biologia, a engenharia também vão estagnar, e por isso é importante para um país manter um corpo de pesquisadores capacitados em matemática.” Fernando Codá Marques (IMPA) [1]

[1] Cesar Baima (O Globo): A multiplicação de talentos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. JC e-mail 4742, de 07 de Junho de 2013. Link!