Universidades Globalizadas

As universidades estão se globalizando, naturalmente. Aquelas mais articuladas estão gerando uma revolução educacional, com o desenvolvimento de novas características, novos recursos e novas metodologias de ensino, pesquisa e extensão.

Universidades on-line

Diversas instituições de ensino superior no Brasil e no mundo têm aderido a ideia de ofertar cursos gratuitos pela Internet [Co2013] [Ri2013]. É uma adesão natural e necessária, pois esses cursos requerem relativamente poucos investimentos em recursos materiais e humanos, enquanto podem trazer enormes benefícios, dentre os quais um grande número de pessoas alcançadas e a alta qualidade dos cursos.

Uma revolução no ensino está em curso e a tendência é de incorporar definitivamente os recursos digitais e a internet :

“Mattos, da Perestroika, cita três momentos paradigmáticos da história da humanidade: a revolução agrícola, a industrial e a digital. Esta última, acontece agora. ‘Estamos surfando numa onda e não sabemos onde nem como ela vai quebrar. Tudo indica que teremos muitas mudanças daqui para frente’, prevê o educador.” [Go2013]

Imagino que grandes e pequenas universidades têm seus nichos, pois há tanto generalidades quanto particularidades nos temas de estudo, métodos de ensino e modos de aprendizado. O que nenhuma instituição de ensino superior pode fazer é “perder o bonde da história”…

Em sintonia com a tendência para fazer educação através da Internet, o Departamento de Matemática Aplicada do CEUNES decidiu em 2012 criar o “Portal da Matemática”, cujo atual endereço eletrônico é: http://www.matematica.saomateus.ufes.br

Ciberinfraestrutura: Certamente pensando nas especificidades do ensino e da pesquisa com base na Internet, a diretora adjunta de Internet Avançada da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Iara Machado, defende que as atividades acadêmicas e de ensino tenham sua própria “ciberinfraestrutura”:

“Um perímetro da rede deve ser desenhado para que equipamentos, configurações e políticas de segurança sejam otimizados para aplicações científicas de alto desempenho, em vez de atender requisitos genéricos de computação corporativos ou de negócios.” [As2013]

Flexibilidade Curricular

O uso intensivo de recursos on-line é apenas uma das novas características das universidades globalizadas; dentre outras, destacam-se: currículos flexíveis, atividades extra-curriculares e multidisciplinaridade. Depois de apresentar as realizações de três estudantes de engenharia, José Roberto Cardoso pergunta:

“Será que não precisamos refletir sobre o papel da universidade na formação de nossos jovens, em particular de nossos jovens engenheiros? O que fazer para navegar de uma estrutura rígida e cristalizada, que nos confina em silos, para uma estrutura flexível e moldável, na qual a especialização seja substituída pela visão sistêmica de um problema[?]” [Ca2013]

Referências

[Co2013] Carolina Cortez (Valor Econômico): Universidades lançam cursos gratuitos on-line. JC e-mail 4736, de 29 de Maio de 2013. Link!

[Ri2013] Sabine Righetti (Folha de S.Paulo): USP lança curso on-line de física e de estatística. JC e-mail 4744, de 11 de Junho de 2013. Link!

[Go2013] Patricia Gomes (Portal Porvir): Quando a revolução do ensino superior bate à porta. JC e-mail 4745, de 12 de Junho de 2013. Link!

[As2013] Ascom RNP: “Campus do futuro” pede infraestrutura própria, diz diretora da RNP. JC e-mail 4736, de 29 de Maio de 2013. Link!

[Ca2013] José Roberto Cardoso: O fim da escola de engenharia como a conhecemos. JC e-mail 4566, de 21 de Agosto de 2012. [Link!]