O 3º Simpósio Científico do ICOMOS-BRASIL, sediado em Belo Horizonte nos dias 08, 09 e 10 de maio, apresenta um panorama das discussões sobre o patrimônio em nosso país e comemora os 25 anos do Documento de Nara, discutindo as questões – profundamente interligadas e contemporâneas – da autenticidade e do risco.
Desenvolve-se em sete eixos temáticos: 1) Documentação, conservação e restauração; 2)
Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente; 3) Patrimônio imaterial; 4) Educação para o patrimônio; 5) Teorias da conservação; 6) Patrimônio para nossas gerações; 7) Autenticidade em risco.
O Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, UFES, informa com grande prazer a apresentação no evento de sete trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadores associados.
- “Fábrica Braspérola: Valorização do Patrimônio Industrial Moderno em Cariacica, Espírito Santo ” – Autora: Joyce Zaninho (UFES)
- “O Patrimônio Territorial entre recurso e Capital: A Representação Geoinformacional como método de análise da vila de Itaúnas/ES” – Autores: Maisa Mazzini (UFES) e Bruno Amaral de Andrade (UFMG/UFES)
- “Os processos de transformação do território como viés analítico do Patrimônio Territorial. Estudo no município de Santa Maria de Jetibá/ES. Autora: Mariana Paim Rodrigues (UFES)
- “Influências das políticas turístico-culturais sobre o reconhecimento de valor do patrimônio de João Neiva-ES” Autoras: Damiany Farina Nossa (UFES) e Renata Hermanny de Almeida (UFES)
- “Patrimônio no ensino da Arquitetura e do Urbanismo: Abordagem conceitual e metodológica para o projeto e o planejamento. Experimento para o Campus de Goiabeiras, da Universidade Federal do Espírito Santo” Autores: Renata Hermanny de Almeida (UFES), Damiany Farina Nossa (UFES) e Miguel Brunoro Thomé (UFES)
- “Documentação e Representação de Complexos Produtivos Rurais. Estudo de Fazendas de Café em Muqui-ES” Autor: Luciano Correia Bernardo (UFES)
- “As transformações do espaço e sua relação com a evolução dos riscos socioambientais. Verificação no município de Santa Leopoldina/ES.” Autor: Miguel Brunoro Thomé (UFES)