Subprojeto: “Rio Santa Maria da Vitória, Patrimônio Protagonista do desenvolvimento regional de Santa Leopoldina [ES]”

Descrição: Rio Santa Maria da Vitória, visto do distrito sede de Santa Leopoldina [ES], Setembro de 2011, foto panorâmica por Bruno Amaral de Andrade, acervo da Pesquisa.

Informação do trabalho: Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Edital PIBIC 2011/2012

Título do Subprojeto: Rio Santa Maria da Vitória, Patrimônio Protagonista do desenvolvimento regional de Santa Leopoldina

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida

Bolsista: Bruno Amaral de Andrade

Resumo: Adotando a hipótese do projeto de pesquisa “Patrimônio & Desenvolvimento Territorial” de que frente à natureza globalizada e centralizada dos processos de incorporação do território é necessário relacionar escalas espaciais, âmbitos temporais e processos sociais e econômicos, em uma reflexão e uma ação em que a totalidade esteja em permanente reconstituição, este subprojeto se propõe a investigar o papel do rio Santa Maria da Vitória enquanto patrimônio protagonista de desenvolvimento regional. Para a condução dessa análise, adota-se como referências conceituais as categorias espaço, território, e região, e para a compreensão e periodização do processo de transformação espacial, as variáveis externo-interno, estado-mercado, velho-novo. A metodologia, conduzida por uma dupla abordagem sistêmica e por cenários, está dividida em três etapas: aprofundamento na temática, constituição conceitual e reconhecimento do objeto, e identificação e avaliação de variáveis apropriadas a uma conservação integrada, visando à elaboração de possíveis cenários de re-conexão da tríade ambiente-economia-sociedade.

Palavras chave: Rio Santa Maria da Vitória, Patrimônio, Desenvolvimento Territorial, Santa Leopoldina (ES).

Para ler o relatório parcial na íntegra clique aqui.

Para acessar apresentação em power point correspondente ao relatório parcial entre dia 15 de Fevereiro de 2012, clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *