Subprojeto: “Mapeamento de situações de inserção de nova arquitetura em contexto com preexistência crítica: estudo de caso na cidade de Sabará-MG”

Centro Sabará [MG], Outubro de 2009, por Jaqueline Pugnal da Silva, acervo de dissertação de mestrado.

 

Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Edital PIVIC 2011/2012

Título do Subprojeto: Mapeamento de situações de inserção de nova arquitetura em contexto com preexistência crítica: estudo de caso na cidade de Sabará-MG.

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida

Bolsista: Ana Carolina Andrade (08-2011 a 03-2012)/ Maisa Mazzini (03-2012 a 07/2012)

Resumo: A inserção de nova arquitteura em contexto prexistente constitui objeto central da pesquisa “Cidade no Brasil: o papel do passado em intervenções urbanas, 1950-210”, à qual se integra plano de pesquisa, desenvolvido em nível de mestrado, dedicado à definição de parâmetros morfológicos e tipológicos orientadores para uma equilibrada relação entre novo e existente, a partir de estudos da cidade mineira de Sabará. Para essa definição é necessário considerar condicionantes do sítio físico e histórico, bem como formas de uso e ocupação do solo. Para tanto, propõe-se o desenvolvimento de mapeamento de edifícios históricos, tombados pelo Intituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e de edificações novas inseridas no meio envolvente. O mapeamento será realizado com uso de programas de representação gráfica, numa perspectiva de construir uma cartografia que possibilite o entendimento da relação Antigo-Novo. Propõe-se como resultado final deste subprojeto a produção de mapas analíticos e sintéticos das áreas de estudo como subsídio para as reflexões e decisões relacionadas a inserção de nova arquitetura em contextos com preexistência histórico-crítica.

Palavras chave: Intervenção urbana, IPHAN, Arquitetura, Preexistência crítica.

Para ler o relatório parcial, clique aqui.

Clique aqui para acessar a apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *