DIVULGAÇÃO: Edital PPGAU 2019/03 – Processo seletivo para aluno regular – Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU – da Universidade Federal do Espírito Santo torna público o Processo Seletivo para ingresso de Aluno Regular no mestrado – Turma 2020. 

As inscrições serão feitas no período de 10 de setembro a 10 de outubro de 2019 na secretaria do PPGAU (Edifício da Direção do Centro de Artes – UFES, 2º andar), no horário de 14h às 17h.

O edital está disponível em: http://www.arquitetura.ufes.br/pt-br/conteudo/edital-ppgau-201903-processo-seletivo-para-aluno-regular-mestrado

Publicado em Sem categoria | 1 Comentário

DIVULGAÇÃO: Simpósio Científico ICOMOS-ESPÍRITO SANTO 2019

O Simpósio Científico do ICOMOS-ESPÍRITO SANTO em 2019 é concebido com a intenção de estabelecer um panorama acerca do patrimônio capixaba, na contemporaneidade. Em particular, sua concepção e organização se orientam pela urgência de uma compreensão e um diagnóstico da condição de sua salvaguarda, frente às dinâmicas territoriais compreendidas a partir da Economia, da Política, da Cultura e da Natureza.

Com o tema geral Riscos ao Patrimônio. Cenários no Espírito Santo, o ICOMOS-ES deverá contemplar práticas e pesquisas dedicadas ao enfrentamento conceitual e metodológico de abordagens orientadas ao desenvolvimento do território concebido, triplamente, como patrimônio, recurso e capital. O evento acontecerá entre os dia 15 e 18 de outubro, em Vitória/ES.

Para maiores informações acesse:
www.even3.com.br/icomoses2019/
Instagram: @icomos.es

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB)

O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB), realizado no período de 3 a 6 de setembro, atua na constituição de um fórum de debates sobre a história da construção e a ciência da conservação, nas suas múltiplas dimensões, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre os dois países, por meio do estabelecimento de vínculos com instituições e pesquisadores especializados, dedicados aos estudos dos materiais e técnicas construtivas históricas.

Desenvolve-se em dois eixos temáticos: Eixo 1 – Materiais, técnicas e história da construção (Materiais e técnicas tradicionais, Construção e industrialização, Obras de arte e território, Construções militares, Profissionais e artífices da construção, Máquinas, equipamentos e utensílios, História da construção e a construção da cidade, História da construção e a ciência da conservação); Eixo 2 – Formação e disseminação do conhecimento técnico e científico (Literatura técnica e formação dos construtores, Inovação, trocas e controvérsias científicas e técnicas, Gestão, códigos e regulamentos da construção, Ensino da história da construção, Historiografia da construção).

Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, UFES, informa com grande prazer a apresentação no evento de dois trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadores associados.

  • ARQUITETURA RURAL NO ESPÍRITO SANTO: ESTUDO A PARTIR DA TIPOLOGIA TÉCNICO-CONSTRUTIVA DE COMPLEXOS PRODUTIVOS CAFEEIROS. Autores: Luciano Correia Bernardo (UFES); Renata Hermanny de Almeida (UFES);
  • CARACTERIZAÇÃO TÉCNICO-CONSTRUTIVA E PERIODIZAÇÃO URBANO-ARQUITETÔNICA: ANÁLISE NO SÍTIO HISTÓRICO URBANO DE ITAPINA/ES. Autores: Renata Hermanny de Almeida (UFES); Kamila Drago Bona (UFES); Vanessa Krohling Mayer (UFES);
Renata Hermanny de Almeida
Luciano Correia Bernardo
Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

3º Simpósio Científico 2019 – ICOMOS BRASIL

O 3º Simpósio Científico do ICOMOS-BRASIL, sediado em Belo Horizonte nos dias 08, 09 e 10 de maio, apresenta um panorama das discussões sobre o patrimônio em nosso país e comemora os 25 anos do Documento de Nara, discutindo as questões – profundamente interligadas e contemporâneas – da autenticidade e do risco.

Desenvolve-se em sete eixos temáticos: 1) Documentação, conservação e restauração; 2)
Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente; 3) Patrimônio imaterial; 4) Educação para o patrimônio; 5) Teorias da conservação; 6) Patrimônio para nossas gerações; 7) Autenticidade em risco.

Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, UFES, informa com grande prazer a apresentação no evento de sete trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadores associados.

  • “Fábrica Braspérola: Valorização do Patrimônio Industrial Moderno em Cariacica, Espírito Santo ” – Autora: Joyce Zaninho (UFES)
  • “O Patrimônio Territorial entre recurso e Capital: A Representação Geoinformacional como método de análise da vila de Itaúnas/ES” – Autores: Maisa Mazzini (UFES) e Bruno Amaral de Andrade (UFMG/UFES)
  • “Os processos de transformação do território como viés analítico do Patrimônio Territorial. Estudo no município de Santa Maria de Jetibá/ES. Autora: Mariana Paim Rodrigues (UFES)
  • “Influências das políticas turístico-culturais sobre o reconhecimento de valor do patrimônio de João Neiva-ES” Autoras: Damiany Farina Nossa (UFES) e Renata Hermanny de Almeida (UFES)
  • “Patrimônio no ensino da Arquitetura e do Urbanismo: Abordagem conceitual e metodológica para o projeto e o planejamento. Experimento para o Campus de Goiabeiras, da Universidade Federal do Espírito Santo” Autores: Renata Hermanny de Almeida (UFES), Damiany Farina Nossa (UFES) e Miguel Brunoro Thomé (UFES)
  • “Documentação e Representação de Complexos Produtivos Rurais. Estudo de Fazendas de Café em Muqui-ES” Autor: Luciano Correia Bernardo (UFES)
  • “As transformações do espaço e sua relação com a evolução dos riscos socioambientais. Verificação no município de Santa Leopoldina/ES.” Autor: Miguel Brunoro Thomé (UFES)
Participantes do 3º Simpósio Científico 2019 – ICOMOS Brasil, Joyce Zaninho, Renata Hermanny de Almeida, Maisa Mazzini, Luciano Correia Bernardo, Miguel Brunoro Thomé e Damiany Farina Nossa.
Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Dissertação de Mariana Amorim indicada ao Prêmio ANPUR 2019

A Comissão de Avaliação Interna do Prêmio ANPUR 2019, do PPGAU/UFES, indicou duas dissertações de mestrado, uma delas intitulada “Identidade Territorial do descendente tirolês em Santa Leopoldina – ES”, de autoria de Mariana Pereira de Amorim , sob orientação da Prof. Doutora Renata Hermanny de Almeida, com avaliação máxima (12 pontos), para efeito de seleção no cenário nacional.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Preexistências – Revista Prumo nº4

Em uma condição de crise com amplitude cada vez maior (energética, ambiental, social, econômica ou mesmo ideológica) – faz-se necessária uma mudança de perspectiva. A ação do arquiteto e urbanista enquanto o propositor da “novidade”, aquele que soluciona as questões através da proposição de uma nova ordem morfológica e estética, precisa ser repensada em termos mais abrangentes. A excessiva vontade de originalidade e ineditismo – através de um processo de substituição do existente pelo novo – pode ser repensada incorporando conceitos como transformação, conversão, reutilização, recuperação, regeneração, como possíveis estratégias frente à tal condição contemporânea.

Por isso, este número da revista Prumo traz para o debate a pertinência de diversas formas de agir pensando a preexistência (em termos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, territoriais) como possibilidade de continuidade e não de ruptura, através de ações e reflexões que busquem a transformação e a mudança frente à obsolescência das coisas e sistemas. É necessário enfrentar um embate inevitável: por um lado, as necessidades conservacionistas e patrimoniais, por outro, a aceitação das transformações técnicas, sociais e estéticas como naturais do fluxo temporal. Como consequência, possíveis estratégias de interpretações físicas e simbólicas da preexistência, que não prescindem, logicamente, de fórmulas apriorísticas, mas que se mostram cada vez mais compatíveis com a vitalidade e sustentabilidade das nossas cidades.

Acesse aqui o Periódico e aqui link para revista.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

A plataforma brasileira que conta a história do Urbanismo

Criada por equipes de pesquisadores de universidades públicas, ferramenta de pesquisa agrega informações do século 19 em diante.

Criado em 2003 por duas equipes de pesquisa, uma na Universidade Federal do Rio de Janeiro e outra na Universidade Federal da Bahia, o site Cronologia do Pensamento Urbanístico reúne eventos históricos, publicações, projetos e fatos relevantes na história do urbanismo no Brasil e no exterior.

“A pesquisa completou quinze anos de desenvolvimento contínuo. Nosso foco principal é a formação de jovens pesquisadores (iniciação científica, mestrado e doutorado) no campo da história das cidades e do urbanismo, e nosso principal produto de divulgação é o site. Estamos na quinta versão desta plataforma digital que tem se convertido, cada vez mais, em importante fonte de informações sobre o campo do urbanismo no Brasil e no exterior”, disse a coordenadora da equipe da UFBA e cofundadora do projeto Paola Berenstein Jacques.

Acesse o site para ler o artigo completo e para link do site Cronologia do Pensamento Urbanístico.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

100 sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer

A plataforma Archdaily divulga a produção da página Canal do Ensino que compilou uma importante lista para alunos e pesquisadores com 100 websites de pesquisa acadêmica. As fontes contam com textos, documentos, resenhas, artigos, áudios, vídeos e outros materiais que você pode precisar ao realizar uma pesquisa acadêmica.

Acesse o site para ver a publicação completa e link para outras fontes de pesquisa no Canal do Ensino.

Publicado em Sem categoria | 3 Comentários

Paulo Mendes da Rocha: Maior arquiteto brasileiro vivo completa 90 anos de idade

O maior arquiteto brasileiro vivo completou no dia 25 de outubro, 90 anos de idade. Nascido em Vitória (ES) e formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, destacou-se muito cedo, aos 29 anos, ao vencer o concurso para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, 1958. Integra o grupo liderado por Vilanova Artigas, constitui a chamada “Escola Paulista” na Arquitetura. São de sua autoria projetos como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), a reforma da Pinacoteca do Estado e, em conjunto com o filho Pedro, o Museu da Língua Portuguesa, todos em São Paulo. Entre seus trabalhos mais recentes estão o novo Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), aberto ao público em 2015, e o Sesc 24 de Maio, em São Paulo, inaugurado em 2017.

Ele já recebeu o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 2000; o Prêmio Pritzker (“o Nobel da Arquitetura”) em 2006; o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016; o Imperiale Premium (Prêmio Mundial de Cultura em Memória de Sua Alteza Imperial o Príncipe Takamatsu do Japão), também em 2016; e a Medalha de Ouro Real de 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA). Para a presidente do RIBA, Jane Duncan, Paulo Mendes da Rocha “é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva”. Seu trabalho, disse ela, “é altamente incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mais famosos do mundo. É um arquiteto com uma incrível reputação internacional, mas quase todas as suas obras-primas são construídas exclusivamente em seu país de origem. Revolucionária e transformadora, a obra de Mendes da Rocha tipifica a arquitetura do Brasil dos anos 50 – concreto cru, robusto e belamente “brutal”.

Acesso ao texto original em CAU/BR

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Arquitetura, matéria e historiografia: interfaces entre investigação tecnológica e pesquisa histórica, a partir de tijolos cerâmicos em Santa Leopoldina (ES)

Pós – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP

É com grande satisfação que divulgamos a publicação do artigo de autoria de Ma. Luciana Florenzano e Dra. Renata Hermanny na Revista Pós – revista do programa de pós-graduação da FAUUSP -.

O artigo, Arquitetura, matéria e historiografia: interfaces entre investigação tecnológica e pesquisa histórica, a partir de tijolos cerâmicos em Santa Leopoldina (ES) , consiste em análise de tijolos cerâmicos presentes no sistema construtivo de edificações do Sítio Histórico de Santa Leopoldina, no Estado do Espírito Santo, Brasil.

Confira o artigo na íntegra no site da Revista Pós.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário