Arquitetura, matéria e historiografia: interfaces entre investigação tecnológica e pesquisa histórica, a partir de tijolos cerâmicos em Santa Leopoldina (ES)

Pós – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP

É com grande satisfação que divulgamos a publicação do artigo de autoria de Ma. Luciana Florenzano e Dra. Renata Hermanny na Revista Pós – revista do programa de pós-graduação da FAUUSP -.

O artigo, Arquitetura, matéria e historiografia: interfaces entre investigação tecnológica e pesquisa histórica, a partir de tijolos cerâmicos em Santa Leopoldina (ES) , consiste em análise de tijolos cerâmicos presentes no sistema construtivo de edificações do Sítio Histórico de Santa Leopoldina, no Estado do Espírito Santo, Brasil.

Confira o artigo na íntegra no site da Revista Pós.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado

ArquiMemória 5 – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017

Hoje tem inicio o ArquiMemória 5, Salvador, Bahia. O evento celebra as oito décadas de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil e os 50 anos de criação da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. O evento apresenta como tema a relação entre global, nacional e local na preservação do patrimônio edificado e desenvolve-se em três diferentes eixos temáticos:

  • A circulação de conceitos e teorias;
  • Instituições e sociedade: global, nacional e local;
  • Projeto e tecnologia: formação e prática;

A programação do evento conta com apresentações dos trabalhos enviados por pesquisadores de todo o Brasil e com a conferência magistral de abertura intitulada  “Fazer, desfazer, refazer arquitetura. Por que e para quem restaurar?” do arquiteto Andrea Bruno (Studio Bruno – Turim). O palestrante foi professor de Restauro Arquitetônico dos Politécnicos de Turim e de Milão e Presidente do Centro de Estudos para a Conservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano da Universidade Católica de Lovaina (KU Leuven), na Bélgica.

Conferência magistral de abertura de Andrea Bruno – Fonte: Bruno Andrade

O Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, UFES, informa com grande prazer a apresentação de dois trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadores associados no evento.

  • “Tecnologia digital na documentação e interpretação do patrimônio arquitetônico: Experimentação em Santa Leopoldina/ Es” – Autores: Damiany Farina Nossa (UFES), Luciana da Silva Florenzano (UFES) e Renata Hermanny de Almeida (UFES).
  • “A igreja tirolesa e o patrimônio territorial-paisagístico. Persistências e Rupturas. Estudo comparativo entre Brasil e Áustria” – Autores:  Bruno amaral de Andrade (UFMG), Mariana Pereira de Amorim (UFES) e Renata
    Hermanny de Almeida (UFES). 

Os pesquisadores Ma. Luciana da Silva Florenzano e Me. Bruno Amaral de Andrade estão no evento para a apresentação dos artigos nas sessões de comunicações.

Participantes do ArquiMemória 5, Ma. Luciana Florenzano e Ma. Bruno Andrade com o Prof. Dr. Pasqualino Romano Magnavita – Fonte: Bruno Andrade.

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

1ª Chamada de trabalhos do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

 

Divulgamos o XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. O período para submissão de textos vai até o dia 05 de março de 2018. Eixos temáticos:

Ideários, urbanismos e processos de institucionalização: Memória do pensamento urbanístico. História dos escritos. Escolas e filiações teóricas. Itinerários profissionais. Circulação das ideias e das práticas. Normas, planos, projetos, proposições e meios técnicos. Instituições, burocracias especializadas e organizações da sociedade civil. Discursos e fontes documentais. Visões contemporâneas.

Vilas e cidades, urbanização e regionalização: Narrativas de assentamentos e cidades. Processos de formação do domínio regional e definição de fronteiras. Antigas e novas centralidades. Favelização, suburbanização, periferização e metropolização. Segregação, precarização, lutas sociais e as vozes pelo direito à cidade.

Representações, subjetividades e saberes sobre a cidade: Olhares da ciência social, antropologia, filosofia e psicanálise. Sensibilidades e imaginários da cidade no cinema, literatura, fotografia, artes plásticas, imprensa e publicidade. Arte pública e arte popular. Sociabilidades e identidades. Mal-estar do viver urbano, violência, discurso do ódio e cidade de exceção.

Paisagem cultural e o patrimônio: Vestígios materiais e memória coletiva. A paisagem natural e cultural da cidade e da região. Políticas públicas de salvaguarda e instrumentos de planejamento urbano. Agentes e instituições da preservação. Centros históricos e cenários urbanos. Mercantilização da imagem urbana e turismo.

Mais informações pelo e-mail: xvshcu2018@gmail.com

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

1º Lugar no Concurso para revitalização do centro histórico de Ilhéus /BA

Projeto de revitalização do centro histórico de Ilhéus /BA

O Instituto Nossa Ilhéus lançou o Concurso de Ideias de Arquitetura “VivaAcidade” na Semana de Mobilidade 2017. O objetivo do concurso: considerar as melhores propostas tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural. O ganhador foi anunciado no dia 22 de setembro na praça pública central da cidade, uma das áreas repensadas pelos estudantes.

Proposta vencedora do concurso

O vencedor do concurso é o estudante de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste, Rafael Lamary Silva Santos, com o colaborador Gerardo Angel Bressan Smith. O projeto apresenta como proposta a renovação da área central que se encontra em desarmonia com o centro histórico, tendo como definição a circulação de veículos, subdivisão dos pisos, valorização dos monumentos, entre outras modificações para atender melhor os visitantes e turistas. O conceito do projeto é a integração entre os espaços, que nessa intervenção tem como foco a praça e suas conexões aos outros pontos turísticos. Essa intervenção deve acontecer de maneira que sirva os turistas sem perder a qualidade de quem é morador. Mais informações disponíveis no site Archdaily

Fonte da publicação: https://www.archdaily.com.br/br/883294/1o-lugar-no-concurso-para-revitalizacao-do-centro-historico-de-ilheus-ba

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

12º Seminário DOCOMOMO Brasil

XII Seminário DOCOMOMO Brasil

Divulgamos a realização do 12º Seminário DOCOMOMO Brasil na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2017.  Inscrições podem ser realizadas no site do evento: https://www.12docomomobrasil.com/

Eixos temáticos do evento:

1. A recepção e a difusão da arquitetura e urbanismo modernos brasileiros na plena amplitude de sua abordagem

2. Práticas de preservação da arquitetura e do urbanismo modernos

3. Práticas (ações e projetos) de Educação Patrimonial

4. A formação dos futuros profissionais e a preservação do Movimento Moderno

Mais informações no site do evento: https://www.12docomomobrasil.com/

 

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

VI Seminário Patri_Lab – 2017

O Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento destaca a realização de mais um seminário anual interno de pesquisadores de graduação e pós-graduação, contando com a participação do doutorando em Planejamento Urbano pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Bruno Amaral de Andrade.

Participantes do VI Seminário Patri_Lab – 2017

Programação VI Seminário Patri_Lab

 


 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Museu das Missões, Rio Grande do Sul, é reaberto ao público após ser destruído por tornado.

Museu das Missões

O Museu das Missões, localizado no sítio arqueológico de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul, retorna as atividades após ter parte das sua infraestrutura destruída, em abril de 2016, por um tornado. Segundo o site do jornal Folha de São Paulo, as obras de recuperação da estrutura do museu e da igreja ao centro do sítio (Sacristia Velha), é conduzida pelo IPHAN e os investimentos alcançam o valor de R$1,7 milhões de reais.

O Museu é inaugurado em 1940, abriga a maior coleção de arte sacra missionária do país. Projetado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, o museu tem como finalidade “[…] reunir e conservar as obras de arte ou de valor histórico relacionadas com os Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus naquela região do país” (Decreto-Lei n. 2.077/1940).

O valor da entrada do museu custa R$5,00. Mais informações no site do museu.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2017/09/1922723-apos-ser-destruido-por-tornado-museu-das-missoes-e-reaberto-no-rs.shtml

Fonte imagem: http://museudasmissoes.blogspot.com.br/

Publicado em Notícias | Deixar um comentário

O Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento destaca a realização de mais um seminário anual interno de pesquisadores de pós-graduação e graduação, contando com a participação da mestra, formada pelo PPGAU/UFES, Tatiana Caniçali Casado.

img_20161011_172649777_hdr

image

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

How can children become effective city planners?

ANDRADE-Bruno.-_Blog_Childandthecity-626x470

Confira o artigo realizado por Bruno Amaral de Andrade em parceria com a profª. Renata Hermanny de Almeida para a 8th edition of the Child in the City Conference in Ghenthttp://www.childinthecity.eu/2016/07/04/how-can-children-become-effective-city-planners/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook&utm_campaign=childinthecity

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Lançamento do livro e exposição fotográfica
“1860 – Uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo”
01 de junho, às 19h, no Museu Vale – Vila Velha.Convite Exposição Victor Frond_Webmail (1)

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário