Subprojeto: “Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território”

Informação do trabalho:Subprojeto de Iniciação Científica. Edital: Edital PIBIC 2012/2013

Título: Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território.

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida.

Bolsista: Deyva Figueira Pani

Resumo: O projeto proposto se insere e dá continuidade à pesquisa Patrimônio & Desenvolvimento Territorial, investigação no campo conceitual e metodológico direcionada a uma mudança na abordagem de estruturas ambientais, territoriais e socioeconômicas particularmente reconhecidas como lugar privilegiado para a articulação das dinâmicas da permanência de espaços de valor patrimonial e da transformação do território, em uma tripla dimensão: social, econômica e ambiental. Com essa intenção, adota a categoria do patrimônio territorial como figura de aproximação ao lugar, e fundamento conceitual para a articulação entre Natureza, Cultura, Sociedade e Economia. Nessa segunda fase, a pesquisa adota como foco de investigação um de seus três pressupostos iniciais – a natureza de consumo cultural e consenso social do culto contemporâneo do patrimônio, ao qual é possível inscrever não o campo patrimonial, mas a indústria patrimonial. Seguindo referencia da escola territorialista italiana, a intenção é, por meio da criação de atlas do patrimônio territorial, concebido como representação identitária do lugar, fornecer subsidio técnico-científico à interpretação e representação de quadros cognitivos que evidenciem elementos constitutivos do território com potencial para serem considerados recursos de valor e elementos de fabulação de cenários estratégicos como instrumento de projeto para o território.

Palavras chave: Representação identitária, Patrimônio territorial, Escola territorialista italiana.