Subprojeto: “A inserção de nova arquitetura em contexto com preexistência crítica: estudo da obra do Escritório Marroquim Arquitetos Ltda”.

Subprojeto de Iniciação Científica

Título do Subprojeto: Análise de intervenções urbano-arquitetônicas promovidas pelo escritório Marroquim Arquitetos Ltda

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida

Bolsista: Flávia Marcarine Arruda

Resumo: Integrante da pesquisa “Cidade no Brasil: o papel do passado em intervenções urbanas, 1950-2010”, esse subprojeto tem como temática central a história da arquitetura brasileira, recortada por um específico interesse: a análise de intervenções urbano-arquitetônicas promovidas pelo escritório Marroquim Arquitetos Ltda, sediado na cidade de Vitória, estado do Espírito Santo. Essa intenção nos permitirá particularizar uma das hipóteses da pesquisa, qual seja, de que, a despeito da formação modernista de linhagem corbuseriana e funcionalista adquirida nas escolas, a partir no período 1980-2010 a arquitetura no Brasil se particulariza pelo reconhecimento e adoção de referentes físico-geográficos e histórico-culturais para pensar o novo, e não pela sua rejeição, como pressuposto no ideário de linhagem moderno-funcionalista. Para isso, como procedimento, o estudo da experiência – projeto e obra construída – será empreendido a partir de identificação, registro, descrição, interpretação e categorização de operações projetivas em que a relação entre arquitetura e sítios urbanos com preexistência crítica seja orientadora da projetação. Em sua totalidade, a investigação seguira um conjunto de passos visando uma abordagem duplamente qualitativa e sistêmica.

Palavras chave: Intervenção urbana, Marroquim Arquitetos, Arquitetura, Preexistência crítica.

Referências:

BETHÂNIA, Gonçalves de Souza. Dialogando com a arquitetura de Ione e Fernando Marroquim. Monografia (Graduação). Vitória, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Espírito Santo, 2000.
GRACIA, Francisco de. Entre el Paisaje y la Arquitectura. Apuntes sobre la razón constructiva. Editorial Nerea S.A., 2009.
____ Construir en lo Construido: Arquitectura como Modificación. Nerea, 1992.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 2ª edição. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.
SERRA, Geraldo G.. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo, EDUSP & Mandarim Editora, 2006.
ZEIN, Ruth Verde. Arquitectura brasileña en la década de los 80: algunas tendências. In TOCA, Antonio (Ed.). Nueva arquitectura en América Latina: presente y futuro. México: Ediciones G. Gilli, 1990.
___. “O lugar da crítica: nunca é inocente escrever sobre arquitetura’. In ZEIN, Ruth Verde. O lugar da crítica: ensaios oportunos de arquitetura. Porto Alegre: Centro Universitário Ritter dos Reis, 2001, pp. 201-03.

 

Clique aqui para ver a apresentação no I Seminário Interno do Patri_Lab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *