A inserção de nova arquitetura em sítios históricos urbanos, protegidos por tombamento estadual – Conselho Estadual de Cultura / Secult / ES

Edital: Edital PIBIC 2013/2014

Título do Subprojeto: A inserção de nova arquitetura em sítios históricos urbanos, protegidos por tombamento estadual – Conselho Estadual de Cultura / Secult / ES.

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida

Bolsista: Natália Selestrini Dias

Resumo: Integrante da pesquisa “Cidade no Brasil: o papel do passado em intervenções urbanas, 1950-2010”, esse subprojeto tem como temática central a relação Antigo/Novo, recortada por um específico interesse: a análise de intervenções urbano-arquitetônicas promovidas em áreas urbanas protegidas por tombamento promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Essa intenção se vincula ao interesse no reconhecimento do nível e do tipo de alteração ocorrida entre o tombamento e o momento atual, e associada avaliação do Índice de Modificação da Ambiência Urbana – IMAU (Mazzini et al, 2013) de sítios urbanos tombados no Espírito Santo: São Mateus, São Pedro do Itabapoana, Muqui e Itapina. Para isso, a pesquisa adotará metodologia e modelo de avaliação da modificação de ambiência do patrimônio urbano em desenvolvimento, promovidos em pesquisas do Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, adotando como unidade espacial o sítio histórico de Santa Leopoldina. Como procedimento, o estudo da experiência – projeto e obra construída – será empreendido a partir de identificação, registro, descrição, interpretação e categorização de operações projetivas em que a relação entre arquitetura e sítios urbanos com preexistência crítica seja orientadora da projetação. Em sua totalidade, a investigação seguirá um conjunto de passos visando uma abordagem duplamente qualitativa e sistêmica.
Palavras chave: Antigo/Novo, Sítio Histórico Urbano – ES, Arquitetura, Preexistência crítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *