Autora: Ramona Faitanin Silva
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/10/2012
Orientador: Renata Hermanny de Almeida
Resumo: A cidade contemporânea vive um período de litígio entre os processos de desenvolvimento físico e econômico e a preservação dos bens patrimoniais, em especial o patrimônio urbano. Em muitos casos, a Cidade Velha é vista como barreira ao desenvolvimento da cidade moderna.
Acreditando que essas forças, no entanto, não necessariamente precisam se colocar de forma antagônica. Aposta-se, aqui, na possibilidade de conciliação entre tais interesses distintos de transformação e de preservação , alcançada por meio do planejamento, destacando tal conciliação como um dos principais desafios da construção dos espaços urbanos.
A partir desta concepção, busca-se entender como os processos de desenvolvimento e preservação se dão na cidade de Vitória e em sua relação com o Centro Velho, um aparato real para a observação das teorias estudadas.
A investigação teórica se dá por três bases principais: a primeira relacionada à preservação do patrimônio urbano; a segunda relacionada ao processo de produção e desenvolvimento da cidade; e a terceira, à importância do planejamento na conciliação dos conflitos decorrentes do enfrentamento entre a preservação do patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade, com recorte para o instrumento do plano diretor.
A partir desse estudo teórico-empírico, se faz uma análise crítica das perspectivas futuras a partir do planejamento atual, para a cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil.
your authored subject matter stylish. nonetheless