Subprojeto: “Categorização de intervenções urbanas no Brasil, 1950-2010”

Hotel Ouro Preto

Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Edital PIVIC 2011/2012 integrante da pesquisa Cidade no Brasil: o papel do passado em intervenções urbano-arquitetônicas, 1950-2010.

Título do subprojeto de pesquisa: Categorização de intervenções urbanas no Brasil, 1950-2010

Bolsista: Giovanna Gonçalves Silva

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida

Resumo: Integrante da pesquisa “Cidade no Brasil: o papel do passado em intervenções urbano-arquitetônicas, 1950-2010”, esse subprojeto tem como temática central a história da arquitetura brasileira, recortada por um específico interesse: identificar modos particulares de acordar nova inserção formal e contexto urbano preexistente. Essa intenção permitirá confirmar uma das hipóteses da pesquisa, qual seja, de que, a despeito da formação modernista de linhagem corbuseriana adquirida nas escolas entre 1950-1970, no Brasil, os arquitetos de maior expressão e representatividade fabularam uma modernidade marcadamente dialógica com o contexto precedente, por meio do reconhecimento e adoção de referentes físicos e históricos para pensar o novo, e não pela sua rejeição, como pressuposto no ideário de linhagem moderno-funcionalista. Para isso, a uma revisão e complementação do fichamento, interpretação e categorização, realizados em etapas anteriores da pesquisa, se seguirá uma análise visando à constituição de um quadro interpretativo. Em sua totalidade, a investigação seguirá um conjunto de passos visando uma abordagem duplamente qualitativa e sistêmica.

Palavras-chave: Intervenção urbana, Arquitetura, Antigo-Novo, Cidade.

Referencias:

ARTIGAS, Rosa. Paulo Mendes da Rocha: projeto 1999-2006. São Paulo. Cosac Naify, 2007.

COMAS, Carlos Eduardo. “Protótipo e monumento, um ministério, o mistério”. Revista Projeto. São Paulo: Projeto Editores Associados Ltda., nº 102, p.137 a 149, ago. 1987.

CURY, Isabelle (Org.). “Carta de Petrópolis”. Cartas Patrimoniais. 3ª ed., Brasília: Ministério da Cultura: Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, 2004.

FERRAZ, Marcelo Carvalho. Lina Bo Bardi. Página 270-299. São Paulo, 1993.

GRACIA, Francisco de. Construir en lo construido: La arquitectura como modificación. Madrid: Nerea, 1992.

IPHAN e Unesco discutem patrimônio mundial no Brasil. Texto disponibilizado em 17 out. 2008. Disponível em http://www.maxpressnet.com.br/e/iphan/iphan_17-10-08.html. Acesso em: 14 abr. 2012.

LATORRACA, Giancarlo. João Figueiras Lima Lelé. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1999.

LYNCH, Kevin. A Imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MACEDO. Danilo Matoso. Da matéria à invenção: As obras de Oscar Niemeyer em Minas Gerais 1938-1955. Brasília, 2008.

Revista Projeto. São Paulo: Projeto Editores Associados Ltda., nº 149, p. 24 a 35, jan./fev. 1992.

RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/ COPEDOC, 2007.

WISNIK, Guilherme. “Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro”. Revista Internacional de Arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A., 2008.

Link para o relatório parcial.

Clique aqui para ver a apresentaçao.