Neste ano de 2014 a Universidade Federal do Espírito Santo comemora 60 anos. Sob a perspectiva do Patri_Lab, na ótica da salvaguarda do Patrimônio, observa-se um conjunto de artefatos históricos relevantes exemplares da narrativa da história da arquitetura capixaba, e da expansão da Universidade no Estado, em escala de bairro.
A Universidade Espírito Santo foi elevada á instituição Federal em 1961, durante o governo de Jucelino Kubitschek. Contando, atualmente, com 4 campi, 2 em Vitória, 1 em São Mateus e 1 em Alegre. Destaca-se a publicação do prof. Ivantir Antônio Borgo, de 1995, “UFES, 40 anos de história”, testemunho da memória da Universidade desde sua criação na década de 1950, no Governo de Jones dos Santos Neves.
O edifício que comporta a Reitoria da Universidade é um exemplar emblemático da Arquitetura Moderna capixaba. Todavia o estado de conservação, visualmente notado, evidencia necessidade de intervenção restaurativa.
Os CEMUNI’s são os primeiros edifícios construídos na UFES, onde atualmente se localiza o Centro de Artes, incluindo a Arquitetura. Abaixo foto da área, presente na publicação dos 60 anos da UFES, disponível em http://issuu.com/ufes/docs/livro_60anos_final
Abaixo uma foto do Castelinho, do Escritório de Campo, 1967 (Acerdo profa. Clara Luiza Miranda).
Congratulamos a UFES pelos 60 anos de história na trajetória não só arquitetônica, mas cultural e intelectual do Espírito Santo. O desejo do Patri_Lab que os edifícios históricos sejam conservados e valorizados para que possa fazer muitos e muitos anos!