ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado

ArquiMemória 5 – 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017

Hoje tem inicio o ArquiMemória 5, Salvador, Bahia. O evento celebra as oito décadas de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil e os 50 anos de criação da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. O evento apresenta como tema a relação entre global, nacional e local na preservação do patrimônio edificado e desenvolve-se em três diferentes eixos temáticos:

  • A circulação de conceitos e teorias;
  • Instituições e sociedade: global, nacional e local;
  • Projeto e tecnologia: formação e prática;

A programação do evento conta com apresentações dos trabalhos enviados por pesquisadores de todo o Brasil e com a conferência magistral de abertura intitulada  “Fazer, desfazer, refazer arquitetura. Por que e para quem restaurar?” do arquiteto Andrea Bruno (Studio Bruno – Turim). O palestrante foi professor de Restauro Arquitetônico dos Politécnicos de Turim e de Milão e Presidente do Centro de Estudos para a Conservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano da Universidade Católica de Lovaina (KU Leuven), na Bélgica.

Conferência magistral de abertura de Andrea Bruno – Fonte: Bruno Andrade

O Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, UFES, informa com grande prazer a apresentação de dois trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadores associados no evento.

  • “Tecnologia digital na documentação e interpretação do patrimônio arquitetônico: Experimentação em Santa Leopoldina/ Es” – Autores: Damiany Farina Nossa (UFES), Luciana da Silva Florenzano (UFES) e Renata Hermanny de Almeida (UFES).
  • “A igreja tirolesa e o patrimônio territorial-paisagístico. Persistências e Rupturas. Estudo comparativo entre Brasil e Áustria” – Autores:  Bruno amaral de Andrade (UFMG), Mariana Pereira de Amorim (UFES) e Renata
    Hermanny de Almeida (UFES). 

Os pesquisadores Ma. Luciana da Silva Florenzano e Me. Bruno Amaral de Andrade estão no evento para a apresentação dos artigos nas sessões de comunicações.

Participantes do ArquiMemória 5, Ma. Luciana Florenzano e Ma. Bruno Andrade com o Prof. Dr. Pasqualino Romano Magnavita – Fonte: Bruno Andrade.

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *